UOL


São Paulo, quinta-feira, 06 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituto pedirá prazo para uso de alguns testes

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ibap (Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica) entrará com pedido no Conselho Federal de Psicologia para que o órgão permita o uso de alguns dos testes proibidos por mais seis meses, até que a entidade reúna material científico sobre as avaliações para a confecção de um manual.
A principal preocupação é com os chamados "testes projetivos" que foram vetados. São aqueles em que o psicólogo, por exemplo, pede a uma pessoa que desenhe uma figura humana. Com base nos traços, faz uma avaliação de características pessoais.
Cláudio Hutz, presidente do instituto, afirma que há extensa literatura estrangeira sobre a eficácia dos "testes projetivos". O problema é que eles foram popularizados e não têm um dono, uma editora que os comercialize. Por isso não foram enviadas informações, diz.


Texto Anterior: Saúde: Conselho reprova avaliações psicológicas
Próximo Texto: Visita a Moçambique: Brasil assina acordo para produção de genérico contra Aids na África
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.