São Paulo, terça-feira, 06 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País tem recorde de acidentes; FAB espera mais dez

LEILA SUWWAN
ENVIADA ESPECIAL A SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Com quatro quedas de aeronaves e 11 mortos no feriado de Finados, o país soma 75 acidentes no ano e bate recorde dos últimos dez anos. A expectativa oficial da Aeronáutica é de mais dez acidentes até o fim de 2007.
Este ano também registra o maior no número de mortos em desastres aéreos desde 1990: 266. Com os acidentes dos vôos 1907 (Gol) e 3054 (TAM), são 481 mortos nos últimos dois anos, mais que o acumulado de 1999 a 2005. No feriado, além do avião da Learjet, três helicópteros caíram em um período de duas horas no Estado de São Paulo.
"É muito acidente no mesmo momento", disse ontem o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, após voltar da inauguração de centro de treinamento de controladores em São José dos Campos (SP). "É muito triste, e estou abalado e sentido com esse acidente [queda do Learjet] e também com os três helicópteros."
Segundo as estatísticas do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), dos 75 acidentes deste ano, 59 foram de aviões e 16 de helicópteros. A expectativa de mais dez acidentes aeronáuticos é calculada a partir dos dados históricos de novembro e dezembro.
Para evitar alarmismo, a Aeronáutica divulga o percentual da frota nacional que se envolveu em acidente. Antes dos acidentes recentes, o índice estava em 0,63% para 2007. Em 2006, foi de 0,60%, e em 2005, 0,53%. Os dados também mostram que os táxis aéreos representam, até agora, 32% do total de acidentes da aviação civil.
No caso de panes de turbina -uma das hipóteses para a queda do Learjet- os principais fatores são problemas de supervisão (65%), julgamento (44%) e manutenção (36%).
No caso de perda de controle, os fatores predominantes são falhas de julgamento (49%), na aplicação de comandos (48%) e aspectos psicológicos (48%).
Acidentes de helicóptero representam 21% do total do ano até o momento. De 1997 a 2006, dois terços dos casos ocorreram por perda de controle, falha de motor ou colisão.


A jornalista Leila Suwwan viajou a São José dos Campos a convite da FAB


Texto Anterior: Especialistas acreditam em falha mecânica
Próximo Texto: Perigo no ar: Avião manobra para desviar de aeronave no ar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.