São Paulo, terça-feira, 06 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aeroporto é o 5º em pousos e decolagens

DA REPORTAGEM LOCAL

O Campo de Marte é o quinto maior aeroporto do Brasil em número de pousos e decolagens.
Dos cinco maiores aeroportos do Brasil, três ficam na região metropolitana de São Paulo: Congonhas é o maior, seguido por Cumbica. Os outros dois são os aeroportos de Brasília e do Galeão, no Rio.
Os dados são da Infraero (empresa estatal que administra os aeroportos do governo federal). Os números de outubro ainda não estão disponíveis.
Neste ano, entre janeiro e setembro, o movimento no Campo de Marte cresceu 9,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram, no período, 69.078 pousos e decolagens. O maior movimento foi em agosto, com 8.530 registros.
Desde julho, quando um acidente com um avião da TAM em Congonhas matou 199 pessoas, o movimento no Campo de Marte cresceu 14,1%, segundo dados da Infraero. Em relação a junho, o movimento caiu 0,87%.
Havia uma expectativa de que as restrições de vôos em Congonhas representassem um crescimeto de 30% no movimento do Campo de Marte com a transferência para lá de vôos da chamada aviação geral, que inclui táxi aéreo, aviões particulares e jatos executivos.
Porém, os dados mostram que o crescimento esperado acabou não ocorrendo. Isso porque Campo de Marte, embora tenha espaço em sua grade para receber mais vôos, sofre com a falta de espaço para o "estacionamento" de aviões -há apenas 25 vagas.
A maior parte dos aviões que pousam e decolam do aeroporto têm hangares lá mesmo. As 25 vagas de pátio costumam ser ocupadas por aeronaves de outras locais que vêm para São Paulo com executivos que ficam na cidade no máximo dois dias.
O maior movimento do Campo de Marte não é de aviões. Cerca de 70% de todos os pousos e decolagens registrados no aeroporto é de helicópteros. O restante é destinado à aviação geral.
Na média, o Campo de Marte tem 7 vôos de aviões por hora. A média em Congonhas é de 33 vôos por hora. (ES)


Texto Anterior: Por segurança, FAB veta avião de ministro no aeroporto
Próximo Texto: Maria Inês Dolci: Como não administrar um país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.