São Paulo, sexta-feira, 06 de novembro de 2009

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Criança que faz o pré vai melhor na escola, diz pesquisa

DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisas nacionais e internacionais apontam que crianças que cursam o ensino infantil têm desempenho melhor nos anos posteriores na escola.
Além disso, têm mais chances de completar os ensinos fundamental e médio em relação àquelas que entram direto na primeira série.
Pesquisa do professor Naercio Menezes Filho (USP e Insper) mostra que os alunos que fizeram pré-escola têm um desempenho melhor em todas as séries do que os que entraram na primeira série.
Já um trabalho das pesquisadoras Fabiana de Felício e Ligia Vasconcellos (Itaú Social) aponta que as notas dos alunos de quarta série poderiam aumentar 11% se todas elas tivessem feito o ensino infantil.
Esses efeitos ocorrem porque as crianças começam a ter contato com elementos que irão utilizar durante a vida escolar, como letras e números -ainda que não haja um processo de alfabetização.
Há também atividades de coordenação motora, por meio de brincadeiras.

Obrigatoriedade
Por conta das conclusões dos estudos que mostram os ganhos com o ensino infantil, o Ministério da Educação encaminhou ao Congresso projeto que reforça a obrigatoriedade da oferta de vagas nessa etapa e prevê financiamento para a expansão de matrículas.
A proposta, aprovada no mês passado, prevê um período de sete anos para que os municípios incluam todas as crianças na pré-escola. Na faixa entre 4 e 5 anos, cerca de 30% delas estão fora do sistema escolar.
Para promover a ampliação, estendida também ao ensino médio, a previsão é que haja R$ 7 bilhões adicionais já em 2010.


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