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Criança que faz o pré vai melhor na escola, diz pesquisa
DA REPORTAGEM LOCAL
Pesquisas nacionais e internacionais apontam que crianças que cursam o ensino infantil têm desempenho melhor
nos anos posteriores na escola.
Além disso, têm mais chances de completar os ensinos
fundamental e médio em relação àquelas que entram direto
na primeira série.
Pesquisa do professor Naercio Menezes Filho (USP e Insper) mostra que os alunos que
fizeram pré-escola têm um desempenho melhor em todas as
séries do que os que entraram
na primeira série.
Já um trabalho das pesquisadoras Fabiana de Felício e Ligia
Vasconcellos (Itaú Social)
aponta que as notas dos alunos
de quarta série poderiam aumentar 11% se todas elas tivessem feito o ensino infantil.
Esses efeitos ocorrem porque as crianças começam a ter
contato com elementos que
irão utilizar durante a vida escolar, como letras e números
-ainda que não haja um processo de alfabetização.
Há também atividades de
coordenação motora, por meio
de brincadeiras.
Obrigatoriedade
Por conta das conclusões dos
estudos que mostram os ganhos com o ensino infantil, o
Ministério da Educação encaminhou ao Congresso projeto
que reforça a obrigatoriedade
da oferta de vagas nessa etapa e
prevê financiamento para a expansão de matrículas.
A proposta, aprovada no mês
passado, prevê um período de
sete anos para que os municípios incluam todas as crianças
na pré-escola. Na faixa entre 4 e
5 anos, cerca de 30% delas estão fora do sistema escolar.
Para promover a ampliação,
estendida também ao ensino
médio, a previsão é que haja R$
7 bilhões adicionais já em 2010.
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