São Paulo, sexta-feira, 06 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contaminação impede prédios de fazerem garagens no subsolo

DA REPORTAGEM LOCAL

O passado da região de Jurubatuba também condenou parte do solo do local.
A contaminação provocada pelas indústrias faz com que alguns dos novos empreendimentos residenciais de alto padrão que surgem na região já nasçam tendo de enfrentar inúmeras restrições.
A Cetesb liberou o uso da área para fins residenciais, mas os donos dos empreendimentos terão que cumprir algumas exigências ambientais.
Uma delas, por exemplo, é que nenhum empreendimento poderá ser construído no subsolo. Todas as edificações serão feitas do térreo para cima. O solo também terá de ser descontaminado antes da chegada dos moradores.
Na região, há um projeto que prevê a construção de nove torres de apartamentos e duas de garagens.
Uma das torres deve ser feita pela empresa Rossi no terreno onde funcionou a indústria Sylvânia do Brasil Iluminação. O solo tem cloreto de vinila, substância química tóxica relacionada com o surgimento de câncer, em casos raros.
O tema foi motivo de uma sessão recente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Vereadores. O projeto do empreendimento está na Secretaria Municipal de Habitação.
Procurada, a Rossi optou por não falar à Folha. "Todas as explicações foram dadas à CPI", disse a empresa.

Descontaminação
Outro empreendimento com restrições é o que está sendo lançado perto do cruzamento da avenida Interlagos com a avenida Miguel Yunes.
Uma parte pequena do terreno está com o solo contaminado. Segundo a Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, o processo de descontaminação vem sendo feito corretamente. Na área com problemas, demarcada em planta, nada poderá ser construído.
As duas áreas também não poderão usar as águas subterrâneas, caso a resolução do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) seja totalmente aprovada.


Texto Anterior: Saiba mais: Ex-regiões industriais são cobiçadas
Próximo Texto: Briga do galo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.