São Paulo, sábado, 06 de dezembro de 2008

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Jardins e Cidade Jardim testam zona azul eletrônica

Sistemas começam a funcionar na segunda-feira e, caso resultado após 180 dias seja positivo, tecnologia deverá ser expandida

BRUNA SANIELE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A partir de segunda-feira dois novos sistemas de zona azul eletrônica serão disponibilizados na região dos Jardins e no bairro Cidade Jardim, por um período inicial de testes de 180 dias. Nos dois sistemas o usuário utilizará o telefone celular para obter créditos para estacionamento.
Enquanto nos Jardins o usuário deve comprar um cartão para adquirir os créditos, na Cidade Jardim a compra é debitada no cartão de crédito. O talão continua permitido.
A zona azul eletrônica faz parte do Programa de Aquisição de Tecnologia da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego)-serão disponibilizadas 2.016 vagas para os Jardins e 1.056 para a Cidade Jardim.
Os sistemas permitem a utilização fracionada de apenas meia hora, ao contrário do talão que não permite compra inferior a uma hora. Também não é necessário fazer a renovação do tempo- que será automática até o limite máximo de duas horas. O custo dos sistemas eletrônico e tradicional é o mesmo- R$ 1,80 por hora.
A zona azul eletrônica facilita a fiscalização, pois permite que o agente controle por meio do celular os veículos estacionados e o tempo de utilização de cada vaga.
A primeira experiência da CET com bilhete eletrônico começou em abril de 2006 com 572 vagas na praça Charles Miller, no Pacaembu. Em setembro de 2006 foram disponibilizadas 408 vagas no Largo do Arouche e, em junho de 2007, 150 vagas no aeroporto de Congonhas.
Segundo Celso Buendia, gerente de estacionamento da CET, caso os novos sistemas sejam avaliados positivamente após 180 dias todos os sistemas eletrônicos deverão ser expandidos para toda a cidade.
"A CET está criando outras alternativas para que o usuário tenha mais conforto com a conveniência que os meios eletrônicos carregam. A CET não está impondo uma tecnologia, por isso estamos fazendo testes em ambientes controlados. São novas opções para o motorista", diz Buendia.


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