São Paulo, domingo, 07 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nome teve origem no conflito de Canudos, em 1897

DA SUCURSAL DO RIO

O conjunto de habitações populares que deu origem ao nome favela já tem mais de cem anos. Foi em 1897 que soldados que lutaram na guerra de Canudos (BA), derrotando Antônio Conselheiro e seus seguidores, fundaram uma comunidade de casebres no então chamado morro da Gamboa, no RJ.
Batizaram o lugar de morro da Favela. Hoje conhecido como morro da Providência, fica atrás da Central do Brasil.
Favela é o nome de um arbusto grande, comum em regiões do sertão baiano e que já foi descrito em "Os Sertões".
No livro "Morro da Providência: Memórias da Favella", a historiadora Sônia Zylberberg afirma que o local onde as tropas republicanas ficaram em Canudos era chamado de morro da Favela. Providência seria referência ao rio em Canudos do mesmo nome.
Quando a guerra terminou, os ex-combatentes chegaram ao RJ sem um lugar para viver. Como o governo não cumpriu a promessa de construir casas para eles, ocuparam o morro.
Para Sônia, mulheres sertanejas que foram trazidas "semi-escravizadas" pelos soldados poderiam ter adotado o nome de favela. Seria uma maneira de lembrar o lugar onde elas moravam na Bahia.


Texto Anterior: Para geógrafa, favelização é fato consumado
Próximo Texto: Fuga do aluguel dissemina favelas em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.