São Paulo, sábado, 07 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENSINO SUPERIOR

Estudantes que fizeram o Enem poderão se candidatar a uma das 5.100 bolsas remanescentes para instituições privadas

MEC dá novo prazo para programa de bolsa

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2005 terão uma nova chance de se candidatar a uma bolsa em instituições de ensino superior privadas por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos), do Ministério da Educação.
Na primeira seleção, com resultado divulgado ontem, 86 mil candidatos foram habilitados para dispor da bolsa solicitada. Mesmo assim restaram 5.100 vagas para o primeiro semestre de 2006, que serão oferecidas novamente. As inscrições estarão abertas de 10 a 14 de janeiro.
Sobraram vagas porque há cursos nos quais a concorrência é menor que o número de vagas disponíveis. Ao fazer a inscrição, o candidato pode escolher até cinco opções de cursos nas 1.232 instituições que atualmente integram o programa. Fica com a vaga o candidato com melhor nota no Enem, desde que tenha o mínimo de 45 pontos, um dos critérios para participar da seleção.
No ano passado, na seleção que inaugurou o Prouni, 47.434 bolsas ficaram inicialmente remanescentes, o que representou 42,2% da oferta geral. O MEC realizou, então, outras quatro seleções durante o ano e encerrou a concessão das bolsas com cerca de 112.270 candidatos selecionados.

Mais inscrições
Na avaliação do ministro interino da Educação, Jairo Jorge da Silva, o maior número de inscrições na atual seleção favoreceu a distribuição das bolsas neste ano. Foram 797.840 inscritos, frente a 340 mil na seleção anterior. Silva diz acreditar que a próxima seleção deverá ser a última para o primeiro semestre de 2006.
Os candidatos já selecionados neste ano têm o prazo de 9 de janeiro a 3 de fevereiro para realizar a comprovação das informações nas instituições onde deverão estudar. Caso não compareçam, a bolsa será repassada para o próximo colocado.
Para rebater uma das críticas feitas ao programa na ocasião do lançamento -de que baixaria o nível do ensino superior-, Silva destacou o crescimento da nota média, no Enem, dos candidatos pré-selecionados pelo Prouni em 2006: 67 pontos, frente a nota geral do Enem, em 2005, de 47,7 pontos. No ano passado, a média dos alunos pré-selecionados pelo Prouni havia sido de 61 pontos, frente a 47,3 pontos, média geral dos alunos submetidos ao Enem em 2004.


Texto Anterior: Vestibular: "2ª fase da Fuvest vai ser mais fácil"
Próximo Texto: Panorâmica - Crime: Casal de turistas norte-americanos e italiano são assaltados no Rio de Janeiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.