São Paulo, segunda-feira, 07 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tema de redação da prova de português da Fuvest foi fácil, avaliam professores

FERNANDA CALGARO
DA REPORTAGEM LOCAL

RICARDO VIEL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A prova de português, que deu início ontem à segunda fase da Fuvest, fundação que realiza o vestibular da USP, teve como tema de redação o "mundo digital", considerado fácil na avaliação dos professores ouvidos pela Folha.
Obrigatório para todos os vestibulandos, o exame trazia dez questões discursivas de análise de texto, gramática aplicada e literatura, além da redação, que em geral causa apreensão por corresponder à metade da prova de português (que vale 40 ou 80, conforme a carreira). Dos 37.334 convocados, 5,42% faltaram no primeiro dia -índice de abstenção similar ao registrado no ano passado: 5,41%.
"Foi uma prova inteligente, mas fácil", afirmou Célia Passoni, coordenadora de português do Etapa. "O tema da redação foi simples por ser próximo ao universo do candidato, que deveria argumentar como discernir as informações de qualidade disponíveis na internet das bobagens."
Fernando Teixeira de Andrade, professor do cursinho Objetivo, concorda: "A proposta da redação foi bastante clara e direta e não trouxe problemas aos candidatos". Licya Yamaguti, 18, candidata à fisioterapia, elogiou o tema: "Em 2007, era mais subjetivo [amizade]. Neste ano, foi mais concreto".
Rene Cezarino Neto, 22, que concorre a uma vaga em história, também gostou. "Trabalhamos um tema bem semelhante no cursinho." Francisco Platão Savioli, do Anglo, considerou a prova exemplar, mas não a achou fácil. "Os textos foram bem escolhidos e os enunciados estavam claros, mas as questões exigiam um certo grau de conhecimento e reflexão."
Para Eclícia Pereira, professora do cursinho da Poli, o bom leitor não deve ter encontrado dificuldade. "Havia questões muito básicas até, mas algumas com caráter mais subjetivo, como a 7, sobre "Iracema", e a 10."
A pergunta 10 pedia o candidato se colocar no lugar de Graciliano Ramos e articular a resposta em primeira pessoa.
"Não dava para entender direito o que queriam", disse Leonardo Moreira Kitakata, 22, sobre a última questão. Hoje, 17.179 candidatos devem fazer a prova de história e 13.997, a de química. Geografia ou biologia será amanhã; física, na quarta. O vestibular acaba na quinta-feira, com a prova de matemática.

NA INTERNET - Veja a resolução da prova em www.folha.com.br/080061


Texto Anterior: Hobby de médicos do Samaritano é cuidar de carros antigos
Próximo Texto: Após furto: Reabertura do Masp é adiada de novo, para 6ª
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.