São Paulo, quarta-feira, 07 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motorista enfrenta problemas para agendar inspeção

Atendimento é lento tanto no site como por telefone; por enquanto, apenas donos de veículos de placa com final 1 deve marcar vistoria

Advertida pela prefeitura, empresa responsável diz que procura superou estimativa e que situação deve estar normalizada hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

Motoristas enfrentam problemas desde anteontem para agendar a inspeção veicular obrigatória, tanto pela internet quanto pelo telefone. A Controlar, responsável pelo serviço, diz já ter corrigido a falha e espera que o atendimento seja normalizado hoje.
Segundo a empresa, a procura superou a estimativa, o que deixou o site lento e até fora do ar. Ontem às 13h, a espera no telefone (0/xx/11/3545-6868) superava cinco minutos até a gravação ou o sinal de ocupado.
A empresa foi advertida ontem pela prefeitura pela "ineficiência" do atendimento na segunda-feira, quando o sistema começou a funcionar. A prefeitura diz estar "analisando" a justificativa enviada ontem pela Controlar, que pode ser multada se o problema persistir.
Promovida pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, a inspeção começou no ano passado para a frota a diesel e neste ano passou a ser obrigatória para carros a gasolina, álcool e gás natural fabricados desde 2003, além de toda a frota de motos -somados, são 2,5 milhões de veículos, cerca de 41% da frota da capital, de 6,3 milhões.
O agendamento, porém, só está disponível para veículos com final de placa 1, que devem fazer a vistoria de 1º de fevereiro a 30 de abril (data-limite do licenciamento no Detran).
A Controlar disse que o problema foi agravado pelo grande número de acessos de donos de veículos dos demais finais de placa. Para esses, o agendamento será liberado gradualmente, sempre 90 dias antes da data-limite do licenciamento.
Neste ano, o proprietário só poderá licenciar o veículo sem fazer a inspeção caso opte pelo pagamento antecipado da renovação, que deve ser feita antes dos 90 dias de prazo para a inspeção. Ou seja: para placas de final 1, o pagamento antecipado só pode ser feito até 1º de fevereiro; final 2, até 3 de março; e assim sucessivamente.
Isso não isenta o motorista da inspeção neste ano: quem não fizer fica impedido de transferir ou pedir segunda via da documentação do veículo, além de não poder renovar o licenciamento em 2010 e ficar sujeito a multa de R$ 550 após o fim do prazo da inspeção.


Texto Anterior: Aeroportos: Atrasos em voos chegam a 22,4% em todo o Brasil
Próximo Texto: Pasquale explica: O hífen é grande vilão do (Des)Acordo Ortográfico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.