São Paulo, quarta-feira, 07 de janeiro de 2009

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Monomotor com 3 pessoas desaparece no Rio

Aeronáutica diz que buscas ocorrem em serra no sul do RJ; família deixou MG no dia 30 para ir a Réveillon

TAI NALON
JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO

Um avião monomotor prefixo PT-JKU está desaparecido desde o dia 30 de dezembro na região da serra da Concórdia, no sul do Estado do Rio.
O empresário mineiro, Antonio Pereira da Mata, 64, que pilotava o avião, a mulher dele Ireni Maria Barbosa Pereira, 59, e a filha, Elisa Maria Pereira, 36, saíram do aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, às 9h59, para o aeroporto de Jacarepaguá. Eles comemorariam o Réveillon no Rio.
Segundo a Aeronáutica, estão sendo realizadas buscas na serra que separa Valença (a 150 km do Rio), Vassouras (a 116 km) e Barra do Piraí (a 119 km), onde houve o último contato por rádio da aeronave.
Grupamentos do Corpo de Bombeiros das três cidades, junto com o grupamento florestal de Magé, o Exército e a Aeronáutica estão realizando buscas por terra desde anteontem. O mau tempo impediu que helicópteros fossem utilizados.
Segundo Pedro Dutra Filho, cunhado do empresário, a família contatou as autoridades no dia 2. A Aeronáutica diz que o resgate só foi procurado no dia 4, quando foi iniciado o planejamento da operação.
O filho do casal, Leonardo Pereira, tentou achar os pais pelo celular e soube que não haviam chegado ao hotel. A volta deles a Belo Horizonte seria no sábado passado. "Houve falha das autoridades aeronáuticas."
O superintendente do aeroporto de Jacarepaguá, Luís Fernando Marques, disse que o aeroporto estava fechado por mau tempo desde a manhã do dia 30. "É comum no meio do caminho, em casos como esse, o piloto alterar a rota." Não se sabe, porém, se isso ocorreu.
Para Ronaldo Jenkins, especialista em segurança de voo, nestes casos a comunicação é feita por rádio com o controle do espaço aéreo. "O voo visual não é controlado", disse.
Pequenas aeronaves que fazem voo visual têm autonomia para operar, diz a Aeronáutica -e a responsabilidade de desviar de obstáculos é do piloto. Eles devem obedecer, porém, a velocidade e altura específicas.


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