São Paulo, quinta-feira, 07 de janeiro de 2010

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Obra para motofaixa na Vergueiro começa no dia 15

Prefeitura prevê conclusão até março; faixa ficará à esquerda, ao lado do canteiro central

Pista exclusiva para motos, que vai ligar a Vila Mariana ao centro, pode desafogar o corredor da avenida 23 de Maio, segundo a CET

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

As obras para a implantação de uma faixa para motos no corredor Vergueiro, da praça João Mendes (centro) à Vila Mariana (zona sul), devem começar na semana que vem, dia 15, para que sejam entregues até março, anunciou ontem a gestão Gilberto Kassab (DEM).
A motofaixa terá sua rota pelas avenidas Noé de Azevedo, Vergueiro e Liberdade, com uma extensão total de 7 km (3,5 km em cada sentido). Ficará no lado esquerdo da pista, colada ao canteiro central. Além de tirar espaço na largura das faixas dos demais veículos, provocará mudanças para quem faz conversões à esquerda em quatro pontos da Vergueiro -que serão substituídas por retornos.
"Isso poderia gerar algum perigo ao motociclista", afirmou Alexandre de Moraes, secretário municipal dos Transportes.
A cidade já tem uma faixa para motos na av. Sumaré (zona oeste), mas a pista do centro até a região da Vila Mariana é a primeira das oito novas que são previstas por Kassab.
A justificativa é a organização do fluxo para reduzir acidentes. A proposta, porém, é controversa entre técnicos -que citam a melhoria da segurança viária como ponto positivo, mas criticam a priorização de um transporte individual.
A prefeitura diz que mantém os estudos de uma motofaixa na marginal Tietê. "Mas essa ainda é análise. A outra é realidade", disse Moraes.
Os técnicos da CET avaliam que a motofaixa da Vergueiro pode ser uma alternativa à 23 de Maio e, por isso, cogitam proibir a circulação de motos nesse corredor. Ontem, porém, a companhia diz que isso não vai ocorrer "inicialmente".
Outras iniciativas da gestão Kassab para organizar a circulação de motos fracassaram em anos anteriores. O prefeito implantou uma faixa para motos na 23 de Maio em 2008, mas, diante do impacto negativo no trânsito, desistiu antes mesmo de encerrar a fase de testes.
Jaime Waisman, professor da USP, diz ser "cético" em relação ao sucesso das motofaixas em São Paulo -embora ache "louvável" a preocupação com a segurança. "A cidade não tem espaço. Ônibus e carros, que devem ser prioritários, vão acabar perdendo", afirma.


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