São Paulo, segunda-feira, 07 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parceria policial tem efeito reduzido no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

Para reprimir o narcotráfico em favelas, a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro solicitou no início deste ano à União que tropas federais ajudassem a polícia fluminense em operações em comunidades carentes.
O pedido foi aceito pela PF (Polícia Federal). A parceria, no entanto, tem apresentado poucos resultados práticos.
A PF participou de duas operações conjuntas com as polícias Civil e Militar do Rio. Em ambas, nenhum traficante de importância foi preso e houve reduzidas apreensões de armas e drogas. O efeito foi mais intimidatório do que prático.
A última delas ocorreu há duas semanas, em sete morros da zona norte. Ao todo, participaram da ação 1.174 homens. Apenas um suspeito foi preso e duas armas, apreendidas.
Quando faz operações menores, a polícia do Rio obtém resultados melhores. Na última segunda, por exemplo, apreendeu 10 kg de maconha no morro do Dendê e um caderno com a contabilidade do tráfico.
Apesar dos resultados, o secretário de Segurança, Marcelo Itagiba, declarou que a parceria é um sucesso porque demonstra a capacidade de integração das forças federais e estaduais -que ganharão nas próximas semanas reforços da Força Nacional de Segurança. (MHM)


Texto Anterior: Bangue-bangue no Rio: Em 2005, tráfico invade mais e mata 21
Próximo Texto: Clima: Casa desaba por causa de rio que transbordou e mata 3 em Minas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.