São Paulo, segunda-feira, 07 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Carnaval de SP se encerra em clima de brincadeira

Elementos do universo infantil marcam a noite

DE SÃO PAULO

Rodas-gigantes. Um carrossel. Mágicas e efeitos especiais. O encerramento do Carnaval paulistano, com a presença ainda do próprio Didi Mocó, jogou o foco sobre o universo infantil.
A X-9 Paulistana homenageou Renato Aragão, que entrou na avenida na alegoria que fechou o desfile da escola. Com um pneu furado, o carro, com um Cristo Redentor no alto e dezenas de crianças balançava bastante, o que assustou o trapalhão.
"Comecei sem pretensão de nada, de apenas fazer minha carreira. Hoje, não sei mais se sou o Renato Aragão ou o Didi. Queria ser o Didi, porque ele é mais novo", disse Aragão, aliviado e emocionado, após descer do carro.
Na X-9, os integrantes da comissão de frente manipulavam caixas com as imagens do homenageado da noite e sambavam com bonecos de pano. Em outro carro, funcionava um parque de diversões completo.
Um "Carrossel das Ilusões" era o tema da Mocidade Alegre na passarela, e um mágico profissional estava em um dos carros. Ele simulou o desaparecimento de um automóvel e o corte de uma mulher ao meio.
Apesar de exibir efeitos especiais e painéis luminosos nas alegorias, a agremiação corre o risco de perder pontos dos jurados por ter entrado com um carro a menos do que o previsto no enredo.
A criançada marcou presença também na Gaviões da Fiel. Elas subiam e desciam em uma roda-gigante, colocada na mesma alegoria que representava as pirâmides do Egito -outro tema recorrente no sambódromo.

COISA DE ADULTO
Mas se o clima no Anhembi era de brincadeira, quem riu à toa com as performances na avenida foram os patrocinadores das escolas, que tiveram boa exposição.
A Império de Casa Verde trouxe a história da cerveja já com o dia claro. A escola encaixou no seu samba referências à sua patrocinadora, a Nova Schin. Parte da letra dizia: "em cada "nova esquina" um cervejão", bordão usado pela marca em suas propagandas na TV.
A Águia de Ouro, que falou sobre o gás, veio com o patrocínio da Comgás e uma letra que também fazia referência velada à empresa de energia.

FOLHA.com
Confira fotos e vídeos dos desfiles de São Paulo
folha.com.br/ct884798


Texto Anterior: Há 90 Anos
Próximo Texto: Foco: Cachecol do público se opõe à pouca roupa das musas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.