São Paulo, quinta-feira, 07 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Novo nome para Viracopos abre disputa entre famílias

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

Um projeto de lei para mudar o nome do aeroporto de Viracopos, em Campinas (93 km de SP), criou uma disputa entre as famílias de Orestes Quércia (morto em 2010), que foi prefeito da cidade, e do maestro Carlos Gomes (morto em 1896).
A ideia do deputado federal Nelson Marquezelli (PTB) é mudar o nome de Viracopos -bairro onde foi construído- para "Orestes Quércia". "Orestes Quércia não é de Campinas [ele nasceu em Pedregulho]. Está mais do que na hora de fazer uma homenagem decente a Carlos Gomes, que teve fama mundial e não dá nem para comparar com qualquer político", afirma a sobrinha-trineta do compositor de "O Guarani", Denise Maricato.
Ela fez uma petição defendendo o nome Aeroporto Internacional de Viracopos Maestro Carlos Gomes, com mais de 6.000 assinaturas.
"O músico? Só porque ele é de Campinas? Seria um nome bom para um teatro", rebate Marquezelli. "O aeroporto é uma coisa política e deve homenagear alguém com história em administrações", diz o deputado.
Segundo ele, Quércia realizou "diversas obras" que viabilizaram o crescimento do papel de Viracopos.
Para o sobrinho do político, Cláudio Quércia, a homenagem é justa. "Na cidade já há vários lugares com o nome de Carlos Gomes, o que também é merecido, mas Orestes realizou diversas obras e nenhuma leva o nome dele", afirma.


Texto Anterior: Outro lado: Empresa afirma que ocorreu falha mecânica
Próximo Texto: Piso nacional de professores não fere Constituição, decide Supremo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.