São Paulo, domingo, 07 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exercício deve ser moderado

especial para a Folha

Exercícios físicos regulares combatem a pressão alta. Mas existem modalidades e intensidades de exercícios adequadas para cada paciente. O exame que avalia o esforço recomendado se chama teste ergo-espirométrico.
Nesse exame, o paciente caminha sobre uma esteira enquanto são feitas medidas periódicas da pressão, da frequência cardíaca, do consumo de oxigênio e da produção de gás carbônico. A atividade elétrica do coração é continuamente registrada durante o esforço.
A partir desses dados, os médicos estimam a capacidade máxima de esforço para cada paciente. O exercício físico apropriado para o hipertenso deve atingir 50% dessa capacidade máxima.
O diretor da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Incor, Carlos Eduardo Negrão, afirma que "quem é hipertenso tem que praticar uma modalidade cíclica (caminhada, corrida, natação ou ciclismo), três a cinco vezes por semana, por 30 a 45 minutos".
"Estilo de vida saudável e atividade física são capazes de controlar a hipertensão leve", afirma Negrão. O diretor de uma corretora de seguros Marcelo Fasolari, 34, hipertenso desde os 28, é um bom exemplo.
Praticando exercícios físicos, reduzindo seu peso em oito quilos e diminuindo o sal da dieta, Fasolari reduziu sua pressão de 15x10 para 13x8 cmHg, sem necessidade de medicação. (ABJ)


Texto Anterior: Saúde: Pressão alta ataca em silêncio e exige atenção
Próximo Texto: Plantão Julio Abramczyk
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.