São Paulo, terça-feira, 07 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM FORMA

"Mutirão" envolveu 480 moradores de Lagoa dos Três Cantos (RS)

Cidade perde 1,3 t em dieta coletiva

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O município gaúcho de Lagoa dos Três Cantos perdeu 1,3 tonelada em pouco mais de um mês. Não é força de expressão: a população de Lagoa dos Três Cantos (localizada a 272 km de Porto Alegre) realmente emagreceu pelo menos 1.293 quilos até ontem, em um ""mutirão de dieta" envolvendo 480 dos seus 1.620 habitantes.
O regime forçado teve como motivação uma pesquisa realizada no município que indicou a existência de sobrepeso em 60% da população. A partir dessa constatação, os obesos locais foram estimulados a restringir sua alimentação.
A dieta, ou programa de reeducação alimentar, como gostam de dizer os participantes da iniciativa, foi uma sugestãodoendocrinologista Alfredo Halpern, da USP (Universidade de São Paulo), que ficou preocupado ao saber da gordura local.
Um dos envolvidos é o ex-prefeito Ernor Weber, 43, que trabalha como funcionário na atual administração e, mediante muita dedicação à nova onda municipal, baixou seu peso de 104,3 para 90 quilos -foi um dos maiores índices no programa. Sua mulher, Loreni Weber, 43, perdeu cerca de 5,8 quilos.
""Estou feliz com essa nova situação. A palavra para o que estamos fazendo é mesmo reeducação. Aprendi que, comendo menos, sinto-me mais disposto. Antes, eu ficava estufado, sentia-me mal", disse Weber.
Uma espécie de placar foi instalado na entrada da cidade. Da janela onde vive o casal Weber, pode ser avistado o marcador. ""É um estímulo. A gente fica querendo baixar a marca", diz Loreni.
Um dos problemas existentes é cultural. Como quase 100% da população é de origem alemã, as mesas do município costumam estar abarrotada de cucas (bolo tradicional alemão), cerveja, salsichas e costelas de porco. A solução foi trocar esse cardápio por muita verdura.
Não há estatísticas sobre a incidência de doenças relacionadas à obesidade no município. O médico da USP controla à distância os resultados do esforço comunitário. Com ele, trabalham 16 nutricionistas.
A pesagem semanal ocorre na Câmara Municipal, agora conhecida pelos habitantes de Lagoa dos Três Cantos como ""Casa do Emagrecimento".



Texto Anterior: Rio: Professores invadem o Palácio Guanabara
Próximo Texto: Panorâmica - Rio: Ator de "O Clone" é esfaqueado por vizinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.