São Paulo, segunda-feira, 07 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIDADANIA

Evento em Salvador reuniu 20 mil pessoas ontem

Parada gay paulistana quer bater o recorde mundial no domingo

DA REPORTAGEM LOCAL

DA AGÊNCIA FOLHA

Os organizadores da 8ª Parada do Orgulho GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) de São Paulo, esperam reunir 1,5 milhão de pessoas no evento programado para o próximo domingo.
Se conseguirem, terão atingido um novo recorde mundial. As maiores paradas do gênero no planeta são a de Toronto (no Canadá) e a de São Francisco (nos Estados Unidos), que já reuniram um milhão de simpatizantes.
"Desde 1997, o público, no mínimo, dobra a cada ano", calcula Reinaldo Pereira Damião, principal organizador do evento. "Quem vai gosta e arrasta algum amigo no ano seguinte."
Para ele, a parada de 2003 levou 1,3 milhão de pessoas às ruas de São Paulo. Para a Polícia Militar, foram 800 mil.
A concentração da parada deste ano começará as 14h na avenida Paulista, em frente ao Masp (região central). De lá, os 25 trios elétricos descerão a rua da Consolação até a praça da República, onde haverá shows.

Festa baiana
A 3ª Parada do Orgulho Gay da Bahia, que aconteceu ontem à tarde em Salvador, reuniu aproximadamente 20 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. É o maior evento em defesa da diversidade sexual realizado no Nordeste.
O evento na Bahia inaugurou o circuito de paradas gays no Brasil. Junho é considerado o mês internacional do orgulho e da consciência gay. Neste ano, a parada teve como tema a "Inteligência e Sensibilidade". No cartaz do evento, organizado pelo GGB (Grupo Gay da Bahia), a frase "o órgão que o gay mais usa" aparecia sobre a figura de um cérebro.
O circuito repetiu o trajeto que os trios elétricos percorrem durante o Carnaval. Durante o percurso, foram distribuídos 20 mil preservativos.


Para saber mais sobre a parada paulistana, acesse o site www.paradasp.org.br


Texto Anterior: Fim de semana: Lazer na Paulista interditada atrai 25 mil
Próximo Texto: Clima: SP tem madrugada mais fria deste ano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.