São Paulo, sábado, 07 de junho de 2008

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Para agência, há exagero de censura

CLÁUDIA COLLUCCI
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da agência DM9DDB, Sergio Valente, não considera ofensivos nem o encarte publicitário e nem campanha de TV da C&A para o Dia dos Namorados, vetados por órgãos de defesa do consumidor.
"Não fizemos uma campanha ofensiva e nem tivemos a intenção de ofender ninguém. Mas não questionamos as determinações, apenas obedecemos", afirmou ontem.
Valente disse que a campanha de TV continuará no ar, com a retirada da expressão que foi considerada ofensiva ("Papai-Mamãe não!"). "É uma doideira. Qualquer "Caras", qualquer "Vale a Pena Ver de Novo", qualquer revista, qualquer jornal, você vai ver fotos mais agressivas", alega Valente.
Sobre a declaração do delegado do consumidor Darcy Arruda de que o material publicitário incitava práticas sexuais, Valente se disse perplexo. "Gente, não tem ninguém tirando a roupa, não. Mesmo porque é um comercial, é um catálogo que mostra a roupa. Pelo o que sei, sexo se pratica sem roupa", brincou o publicitário.
Segundo o presidente da DM9DDB, a propaganda está passando uma fase de muita censura. "Qualquer coisa hoje é considerado agressivo, ofensivo. Sou contra qualquer exagero, de ser agressivo demais e de ser censor demais."
Valente disse que não houve problemas com a campanha publicitária no resto do país. "É uma pena que aconteceu isso lá [em Vitória]. É uma pena que a propaganda esteja passado por esse exagero de censura."
A C&A informou, em nota, que recolheu todo o material da campanha do Dia dos Namorados em suas 150 lojas no país e alterou os comerciais de televisão, que seriam veiculados já na noite de ontem. A campanha foi ao ar a partir de 29 de maio.
"Reforçamos que, em nenhum momento, a C&A teve a intenção de provocar constrangimento. Nesses 32 anos no Brasil, a nossa propaganda sempre foi reconhecida por sua qualidade e inovação", informou a nota.


Colaborou a Agência Folha


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