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C&A tira do ar campanha considerada erótica
Após denúncias de consumidores, Conar pediu suspensão de anúncio de TV; agência diz que propaganda não é ofensiva
Intitulada "Papai-Mamãe Não!!!", campanha tinha encartes com dicas de "situações excitantes e divertidas" para namorados
CÍNTIA ACAYABA
DA AGÊNCIA FOLHA
A campanha publicitária do
Dia dos Namorados da rede de
lojas C&A foi retirada ontem de
circulação em todo o Brasil, por
ter sido considerada abusiva e
erótica por órgãos de defesa do
consumidor e pelo Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária).
A campanha "Papai-Mamãe
Não!!!", formada por três filmes
de TV e encartes distribuídos
nas cerca de 150 lojas do país,
sugeria que o consumidor saísse da "mesmice" e surpreendesse o namorado ou namorada, dando dicas de "situações
excitantes e divertidas".
A C&A informou que retirou
a propaganda em virtude da
"repercussão". A agência de publicidade responsável pela
campanha, a DM9DDB negou
que o material fosse ofensivo.
Anteontem, a partir de denúncias de consumidores, o
Conar abriu um processo sobre
o anúncio veiculado à noite na
TV, em rede nacional. Recomendou a suspensão dos vídeos por conterem "carga erótica abusiva". As recomendações do Conar não têm poder
impositivo, mas são sempre
acatadas pelas empresas de publicidade, informou o órgão.
Um dos filmes, produzido pela agência de publicidade
DM9DDB, traz a modelo Daniella Sarahyba, dizendo: "Urano na casa de Virgem vibrando
vai trazer um Dia dos Namorados bem "papai-mamãe". Agora,
se ao invés de espalhar velas pela casa, usar uma lingerie bem
sexy, não vai ter "papai-mamãe"
não. Safadinha".
No Espírito Santo, a campanha foi alvo ontem de ação da
Delegacia do Consumidor e do
Procon. Todos os encartes e
materiais da campanha, como
banners e faixas, foram recolhidos nas três lojas da C&A no Estado -duas em Vitória e uma
em Vila Velha.
Os três gerentes das lojas foram presos em flagrante por ultraje público ao pudor e propaganda enganosa e abusiva. Foram liberados após pagamento
de fiança de R$ 1.000 cada um.
A operação começou após
denúncia de dois pais, que disseram ter flagrado filhos de seis
e de 11 anos com o encarte. "Os
pais encontraram as crianças
manipulando dados que vinham com os encartes e que incitavam práticas sexuais", disse
Denise Izaita Pinto, gerente do
Procon do Espírito Santo.
Em páginas das 26 folhas do
encarte aparecem bonecos que
formam um casal. Em cima dos
bonecos, que praticam ações
como dar as mãos e passear
com cães, há um sinal de proibido. Sob cenas de sexo há sinais de exclamação. "Isso foi
caracterizado como uma publicidade que ofende a moral e os
costumes", disse o delegado
Darcy Arruda, titular da Delegacia do Consumidor.
Ao final do encarte, há "games do amor", com dadinhos
recortáveis. Em um dos dados
há verbos como beijar e massagear. No outro dado, há partes
do corpo, como a boca e os
seios. Há também um caça-palavras para localizar expressões
como orgasmo múltiplo.
Ontem, por volta das 15h, trechos da campanha ainda estavam no site da C&A. Às 17h, já
não estavam mais na página.
O Procon elaborou um auto
de infração contra as lojas, que
terão dez dias para se defender.
Ao final do processo, a C&A pode receber multa de R$ 500 mil
a R$ 5 milhões. O delegado Arruda diz que irá ouvir representantes nacionais da C&A.
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