São Paulo, domingo, 07 de julho de 2002

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Telemar recebeu 5,5 milhões de ligações na Copa

DA REPORTAGEM LOCAL

Um serviço 0300 mantido pela empresa de telecomunicações Telemar, em que era possível "ter a sorte" de falar com jogadores ou com o técnico da seleção brasileira -ou ouvir uma conversa gravada-, recebeu até o final da Copa 5,5 milhões de ligações.
Segundo a empresa, o serviço, que começou a ser prestado em 20 de maio, custava R$ 0,32 o minuto, sem os impostos. Havia telefones diferentes para o técnico e para oito dos atletas.
Luiz Felipe Scolari foi o campeão de ligações, com cerca de 16%, seguido por Ronaldinho, com 15%.
Na Rede Globo, todos os programas que pedem a participação do telespectador também passaram a adotar o 0300. Na primeira versão do "Big Brother Brasil", a ligação era gratuita, mas, na atual versão, para escolher qual dos participantes deve sair, é preciso pagar. Durante a Copa do Mundo, o "Se liga Brasil" da emissora fazia enquetes a R$ 0,27 o minuto.
Segundo a Rede Globo, o 0300 tem a vantagem de conseguir atender praticamente todas as ligações feitas para o serviço e isso traz um ganho para as pesquisas.
Para a juíza de direito Maria Dolores Cordovil, os consumidores precisam ficar atentos a esse tipo de serviço. Ela lembra que as contas com as cobranças das ligações feitas no período da Copa do Mundo ainda serão enviadas aos consumidores. "Pode haver muitos problemas, pois esses serviços atraem crianças e adolescentes. Não há limite no número de ligações que podem ser feitas."
Segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), as operadoras de telefonia têm o dever de informar ao consumidor que tipo de ligação ele está fazendo, pois recebem pelas chamadas.
"O consumidor deveria poder escolher se quer ter acesso [em seu telefone] a esse serviço", declara Marcos Diegues, advogado do Idec.
A Telemar afirma que o controle deve ser feito pelo usuário e que não recebeu reclamações.
A Telefônica disse que mantém um 0800 para informar valores de ligações e que cabe às empresas que criam os 0300 orientar o consumidor. A Embratel diz que respeita as normas da Anatel e que não há lucros.
Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), no caso do 0300, o valor cobrado vai para a empresa de telefonia. Não haveria lucro, pois o custo mais alto das ligações feitas de locais mais distantes seria compensado pelas de locais mais próximos da central. O consumidor pagaria apenas pela utilização da rede do serviço de telefonia.


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