São Paulo, domingo, 07 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"É como cuidar dos dentes", diz jovem portadora da doença há dez anos

DA REPORTAGEM LOCAL

Vanessa Fraia Mateus, 17, descobriu ser portadora do diabetes tipo 1 há dez anos. Membro da diretoria juvenil da ADJ, ela costuma fazer uma comparação para convencer outros diabéticos a aderir à rotina de cuidados: "É como cuidar dos dentes. Você tem de dar atenção para mantê-los. Precisa escovar, passar fio dental. Você cuida porque é seu corpo".
Adolescentes com diabetes costumam considerar a doença "um castigo, uma punição", diz Guacyra Guaranha, psicóloga da associação. "Mas, se a doença for bem controlada, ele poderá ter uma vida organizada, até mais saudável", diz Guacyra.
Alguns pais exageram na superproteção, por medo, ou, ao contrário, dão liberdade demais para compensar as dificuldades por que passa o jovem. Para o endocrinologista Marco Antonio Vivolo, que há 23 anos organiza acampamentos para jovens diabéticos, pais devem ter conhecimento da doença para poder ter diálogo com eles. "É preciso discutir os prós e contras e deixar que as decisões sejam do jovem."
Antônio Roberto Chacra, presidente da Associação Latino-Americana de Diabetes, diz que o uso de bombas de insulina (que, presas ao corpo, injetam o hormônio por um cateter) são hoje uma solução para quem não quer as injeções. No futuro, a insulina inalável ou em cápsulas, ambas em estudo, poderão facilitar ainda mais a vida do portador. Há significativos avanços ainda nas pesquisas sobre transplante de ilhotas (unidades produtoras de insulina). No diabetes do tipo 1, as células que produzem insulina são destruídas pelo sistema imunológico.


Texto Anterior: Saúde: Dieta adaptada auxilia jovem diabético
Próximo Texto: Plantão - Julio Abramczyk: Baixa remuneração gera graves problemas na saúde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.