São Paulo, domingo, 07 de julho de 2002

Texto Anterior | Índice

TRADUÇÃO DA CARTA DE ALBERT EINSTEIN
Ao presidente do comitê nobel norueguês

Exmo. Sr. Presidente,
Quero me permitir chamar sua atenção para a habilidade do General Rondon, no Rio de Janeiro, pois eu, por ocasião de minha visita ao Brasil tive a impressão de que esse homem é merecedor em grande medida de ser laureado com o Nobel da Paz.
Seu trabalho se concentra na integração de tribos indígenas à civilização humana, sem o emprego de armas e o uso de qualquer ato de violência.
Minhas informações têm como base o que ouvi de professores da escola técnica no Rio de Janeiro que falaram com grande entusiasmo sobre o homem e sobre seu trabalho. Pude ver alguma coisa em filmes. O general Rondon eu não conheço pessoalmente.
É isso o que posso, com precisão, lhe dizer do que senti pessoalmente. Mas seria preferível que o Sr. buscasse obter informações diretas, através da representação norueguesa.

Com distinta alta consideração

Prof. Dr. Einstein - Haberlandstrasse 5, Berlin


Texto Anterior: Marechal era espécie de "Gandhi"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.