São Paulo, sexta-feira, 07 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qualidade das praias

Praias do litoral norte paulista apresentam boas condições

DA REDAÇÃO

O litoral norte do Estado de São Paulo apresenta boas condições de balneabilidade, segundo a Cetesb (agência ambiental paulista).
Caraguatatuba e Ilhabela têm todos os pontos próprios para banho de mar. São Sebastião, Prainha, Porto Grande, Pontal da Cruz e São Francisco estão poluídas.
Na Baixada Santista, Santos é a cidade onde a situação é mais crítica. Estão sujas: Aparecida, Embaré, José Menino, no trecho da rua Olavo Bilac, e a Ponta da Praia. No Guarujá, apenas Perequê não tem boa balneabilidade -que é a classificação da qualidade das águas segundo a densidade de coliformes fecais.
A doença mais comum relacionada ao banho em água poluída por esgoto é a gastroenterite, cujos sintomas são enjôo, vômitos, dores de estômago, diarréia, dor de cabeça e febre. Em locais muito contaminados, os banhistas podem estar expostos a doenças mais graves, como disenteria, hepatite A, cólera e febre tifóide.
No Rio, continuam sujas as praias de São Conrado, Flamengo e Botafogo.


Cetesb: tel. 0800-113560 ou www.cetesb.sp.gov.br; Rio: www.rio.rj.gov.br/smac/praias.php; Cptec/Inpe (ondas e ventos no litoral do país): tucupi.cptec.inpe.br/ondas

Texto Anterior: Barbara Gancia: A seleção é a cara do Congresso
Próximo Texto: Há 50 Anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.