São Paulo, segunda-feira, 07 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de oportunidades faz população de Juquiá diminuir

CONRADO CORSALETTE
DA REPORTAGEM LOCAL

No início do ano, Ana Carolina Santos, 20, recebeu uma boa notícia: a vaga de um concurso que fizera para trabalhar na Prefeitura de Juquiá, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo, finalmente estava aberta. Era a chance de voltar de um "exílio" de quatro anos em Peruíbe, no litoral, para onde tinha ido atrás de emprego.
Ao chegar à terra natal, no entanto, algo não agradou a Ana Carolina: nenhum de seus amigos estava mais lá. Assim como ela fizera anos antes, eles haviam deixado a cidade em busca de oportunidades de emprego, cada vez mais raras.
Juquiá integra o grupo dos municípios cuja população encolheu de 2000 para 2007, segundo dados do censo do IBGE. O número de moradores caiu de 20.516 para 19.352, uma queda superior a mil pessoas.
O principal motivo apontado pelas autoridades locais é a ausência de atividade econômica e a conseqüente falta de postos de trabalho. Basicamente rural, o município está encravado numa área de preservação ambiental, o que limita investimentos. O Vale do Ribeira é a região mais pobre do Estado.
A prefeitura consegue identificar a migração por conta do grande número de pedidos de mudança de endereço para recebimento dos benefícios feitos por pessoas que recebem o Bolsa Família, do governo federal.


Texto Anterior: Santana do Livramento perdeu frigorífico e 8% da população
Próximo Texto: Moacyr Scliar: Tolerância zero
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.