São Paulo, quinta-feira, 07 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Parece discriminação", diz Eros Grau, 43 anos de barba

Ex-ministro do STF lembra que adotou visual por causa de cicatriz no queixo

Consultor de etiqueta recomenda manter a barba sempre aparada a fim de não dar uma impressão de descuido


RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO

Dono de uma barba espessa cultivada há mais de quatro décadas, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Eros Grau, 70, afirmou que a decisão da Justiça da Bahia lhe "parece discriminação".
"Se for só por essa razão, fico muito preocupado. Se fosse assim, eu poderia ter sido impedido de ser ministro do Supremo", disse.
Grau resolveu adotar a barba em 1968, depois de um acidente de automóvel na Via Dutra lhe deixar com uma cicatriz no queixo.
"Fico pensando... Então, por causa do acidente e da barba, eu ficaria impedido de trabalhar? Parece estranho."
O ex-ministro do STF, que está na Alemanha, disse que não comentaria sobre o aspecto jurídico do processo, porque não viu a sentença dada pela Justiça da Bahia nem o que a fundamentou.
"O Brasil tá ficando surreal", disse Lobão, que recentemente posou para fotos de um catálogo de moda em que aparece sendo barbeado.
Para o cantor, a decisão é reflexo de um "comportamento retrógrado de toda a sociedade", que revela muito "sobre a maneira de pensar" do cidadão brasileiro.
"Já fui tachado de hippie, de maconheiro, roqueiro fedorento -e olha que eu sou cheiroso [risos]. Discriminado pela barba, nunca."
Proprietário do Studio SP, casa noturna na rua Augusta, em São Paulo, o empresário Alexandre Youssef, que também usa barba, classificou a decisão de "absurda".
"É um bom motivo para fazer a marcha da barba [risos]", disse. Youssef acredita que a decisão do TRT baiano ("inacreditável") será derrubada quando chegar à instância superior -o TST (Tribunal Superior do Trabalho).

BOM SENSO
Consultor de etiqueta, Fabio Arruda também criticou a sentença. "Proibição é um ato insano, ditatorial, não tem cabimento", afirmou.
Mas pondera que a barba tem que ser aparada para não dar impressão de descuido. "Tem que ter cuidado para cair no look Papai Noel". Um bom e um mau exemplo de barbas? "A do Lula presidente e a do Lula de 1989."


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Polícia Militar paulista reprova candidatos com queixo grande
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.