São Paulo, Quarta-feira, 07 de Julho de 1999
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TELEFONIA
Rede registra queda de 80% no número de ligações para central de reservas no Rio
Othon diz que novo DDD causa prejuízo de R$ 250 mil em um dia

EDUARDO DE OLIVEIRA
da Reportagem Local

No segundo dia útil após a mudança no sistema de ligações DDD (Discagem Direta à Distância), empresas calculavam ontem seus prejuízos e estudavam ações para o ressarcimento de perdas.
O superintendente da rede Othon (que possui 15 hotéis espalhados por SP, RJ, MG, BA, CE, PE e AL), Joaquim Luís Rodrigues, estima que a falta de comunicação com a central de reservas causou um prejuízo à rede, só na segunda, de cerca de R$ 250 mil.
Segundo Rodrigues, a rede registrou ontem e anteontem uma queda de 70% a 80% no número de ligações para a sua central de reservas, no Rio, que recebe diariamente, em média, 1.400 chamadas. Ele disse que o departamento jurídico da rede vai decidir se alguma providência será tomada no âmbito legal.
Segundo o diretor da TMKT, Marco Antônio de Souza, a empresa de telemarketing, que trabalhou com 27% da sua capacidade para ligações interurbanas ontem e anteontem, registrou um prejuízo de R$ 35 mil por dia.
Souza disse que já acionou os advogados da TMKT e afirmou que vai ingressar na Justiça com uma ação por perdas e danos.
De acordo com o presidente do Sintelmark (Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing), Alexandre Jau, as cerca de 300 empresas do setor perderam R$ 3,3 milhões por dia útil com os problemas no DDD, deixando de gerar lucros de aproximadamente R$ 18 milhões por dia aos seus clientes.
Ele disse que está sondando os filiados quanto à possibilidade de o sindicato ingressar com uma ação coletiva por perdas e danos.


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