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Telefônica já admite falha em sua rede
SÍLVIA CORRÊA
da Reportagem Local
A Empresa Telefônica, responsável pela telefonia fixa em São
Paulo, admitiu ontem, pela primeira vez, que podem estar em
sua rede as falhas que estão dificultando as ligações interurbanas
entre SP e os outros Estados.
Ontem, segundo a Telefônica,
de cada dez ligações tentadas para
o Rio, apenas duas foram completadas (os usuários conversaram).
O congestionamento dessa e de
outras rotas fez a empresa bloquear de 10% a 30% das chamadas interurbanas feitas com o 21 a
partir do Estado nos horários de
pico -entre as 9h e as 12h e das
14h às 18h.
O maior bloqueio -de 30% das
chamadas- aconteceu às 11h30.
Segundo a Telefônica, o procedimento também foi adotado pelas
outras operadoras locais.
A possível responsabilidade pela falha só foi admitida depois de
uma reunião de três horas realizada ontem de manhã entre representantes da Telefônica, da Embratel e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
A reunião foi convocada pela
Anatel, que sustenta desde segunda-feira que os problemas estão
sendo causados por falhas de interconexão das operadoras -podendo ser de qualquer uma delas.
Nos três primeiros dias de funcionamento do novo sistema, porém, a Telefônica negou categoricamente a possibilidade de ser a
responsável pelos problemas nas
chamadas entre áreas de concessão diferentes, atribuindo as falhas a erros de reprogramação das
centrais de trânsito da Embratel.
Ontem, porém, segundo a própria Telefônica, os erros de programação da Embratel foram solucionados, sem que isso se refletisse em um aumento dos índices
de chamadas completadas.
"Antes, os erros de programação eram tão comprometedores
que impediam o tráfego. Sem ele,
não aparecem outras falhas", disse Ivan Campagnolli, vice-presidente de operações da Telefônica.
"Agora que estão corrigidos,
constatamos a existência de outros problemas e, então, vamos
saber onde estão."
Segundo Campagnolli, algumas
centrais podem estar entendendo, por exemplo, que uma chamada 02121 (feita para o Rio) deve
ir para a gravação. A central pode
ser da Telefônica ou da Embratel.
Os técnicos das duas empresas
começariam a trabalhar às 18h de
ontem. O objetivo é sanar todas as
falhas até segunda-feira.
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