São Paulo, Quarta-feira, 07 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telefônica já admite falha em sua rede

SÍLVIA CORRÊA
da Reportagem Local

A Empresa Telefônica, responsável pela telefonia fixa em São Paulo, admitiu ontem, pela primeira vez, que podem estar em sua rede as falhas que estão dificultando as ligações interurbanas entre SP e os outros Estados.
Ontem, segundo a Telefônica, de cada dez ligações tentadas para o Rio, apenas duas foram completadas (os usuários conversaram).
O congestionamento dessa e de outras rotas fez a empresa bloquear de 10% a 30% das chamadas interurbanas feitas com o 21 a partir do Estado nos horários de pico -entre as 9h e as 12h e das 14h às 18h.
O maior bloqueio -de 30% das chamadas- aconteceu às 11h30. Segundo a Telefônica, o procedimento também foi adotado pelas outras operadoras locais.
A possível responsabilidade pela falha só foi admitida depois de uma reunião de três horas realizada ontem de manhã entre representantes da Telefônica, da Embratel e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
A reunião foi convocada pela Anatel, que sustenta desde segunda-feira que os problemas estão sendo causados por falhas de interconexão das operadoras -podendo ser de qualquer uma delas.
Nos três primeiros dias de funcionamento do novo sistema, porém, a Telefônica negou categoricamente a possibilidade de ser a responsável pelos problemas nas chamadas entre áreas de concessão diferentes, atribuindo as falhas a erros de reprogramação das centrais de trânsito da Embratel.
Ontem, porém, segundo a própria Telefônica, os erros de programação da Embratel foram solucionados, sem que isso se refletisse em um aumento dos índices de chamadas completadas.
"Antes, os erros de programação eram tão comprometedores que impediam o tráfego. Sem ele, não aparecem outras falhas", disse Ivan Campagnolli, vice-presidente de operações da Telefônica. "Agora que estão corrigidos, constatamos a existência de outros problemas e, então, vamos saber onde estão."
Segundo Campagnolli, algumas centrais podem estar entendendo, por exemplo, que uma chamada 02121 (feita para o Rio) deve ir para a gravação. A central pode ser da Telefônica ou da Embratel.
Os técnicos das duas empresas começariam a trabalhar às 18h de ontem. O objetivo é sanar todas as falhas até segunda-feira.



Texto Anterior: Operadoras não fizeram testes e tentaram adiar estréia do DDD
Próximo Texto: Seleção não consegue falar com familiares
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.