São Paulo, Quarta-feira, 07 de Julho de 1999
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ELETRICIDADE
Iniciativa será coordenada pela Aneel e pela Eletrobrás
Ministro lança campanha sobre economia de energia elétrica

da Reportagem Local

O ministro Rodolpho Tourinho (Minas e Energia) anunciou ontem, em São Paulo, o lançamento no próximo dia 11 de julho de uma campanha publicitária de racionalização do uso de energia elétrica no país.
O objetivo da iniciativa, que será coordenada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e pela Eletrobrás, é obter a economia de energia no horário do pico de consumo, entre 18h e 20h.
O ministro Tourinho disse que o consumo de energia nesse horário está perto do limite da oferta, mas afastou a necessidade de medidas de racionamento de energia neste inverno.
Segundo o ministro, a campanha também tem como objetivo ensinar os consumidores a usar eletricidade com eficiência, "uma necessidade para compensar o recente aumento das tarifas de fornecimento de energia elétrica em todo o país".
Tourinho esteve em São Paulo para inaugurar a "Bolsa de Valores" do setor de energia, um mercado atacadista para transações de compra e venda de energia. Esse mercado começa a funcionar em outubro, negociando a energia elétrica consumida fora da quantidade estipulada nos contratos de longo prazo firmados entre geradoras e distribuidoras.
O mercado é formado por 54 agentes, representantes das empresas geradoras e distribuidoras de energia elétrica do país.
Tourinho disse que o governo espera que esse mercado possibilite a realização de transações para que "as energias de menor custo sejam privilegiadas em relação às mais caras, propiciando menores custos aos consumidores".


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