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ELETRICIDADE
Iniciativa será coordenada pela Aneel e pela Eletrobrás
Ministro lança campanha sobre economia de energia elétrica
da Reportagem Local
O ministro Rodolpho Tourinho
(Minas e Energia) anunciou ontem, em São Paulo, o lançamento
no próximo dia 11 de julho de
uma campanha publicitária de racionalização do uso de energia
elétrica no país.
O objetivo da iniciativa, que será coordenada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e
pela Eletrobrás, é obter a economia de energia no horário do pico
de consumo, entre 18h e 20h.
O ministro Tourinho disse que
o consumo de energia nesse horário está perto do limite da oferta,
mas afastou a necessidade de medidas de racionamento de energia
neste inverno.
Segundo o ministro, a campanha também tem como objetivo
ensinar os consumidores a usar
eletricidade com eficiência, "uma
necessidade para compensar o recente aumento das tarifas de fornecimento de energia elétrica em
todo o país".
Tourinho esteve em São Paulo
para inaugurar a "Bolsa de Valores" do setor de energia, um mercado atacadista para transações
de compra e venda de energia. Esse mercado começa a funcionar
em outubro, negociando a energia elétrica consumida fora da
quantidade estipulada nos contratos de longo prazo firmados
entre geradoras e distribuidoras.
O mercado é formado por 54
agentes, representantes das empresas geradoras e distribuidoras
de energia elétrica do país.
Tourinho disse que o governo
espera que esse mercado possibilite a realização de transações para que "as energias de menor custo sejam privilegiadas em relação
às mais caras, propiciando menores custos aos consumidores".
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