São Paulo, Quarta-feira, 07 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHUVAS
Dezessete municípios do Estado foram atingidos pela cheia
Enchentes deixam 1.100 pessoas desabrigadas em Santa Catarina

JAIRO MARQUES
da Agência Folha

Cerca de 1.100 pessoas estão desabrigadas em decorrência das enchentes que atingem 17 municípios do norte e do meio-oeste de Santa Catarina, segundo dados da Defesa Civil estadual. As chuvas mais intensas começaram a atingir o Estado na última sexta-feira.
Quatro municípios -Rio Negrinho, Mafra, Rio do Oeste e Rio do Sul- haviam decretado situação de emergência até ontem.
Rio Negrinho (a cerca de 280 km de Florianópolis) foi o município mais prejudicado pelas enchentes -729 pessoas estavam em abrigos da prefeitura e 243 imóveis haviam sido tomados pelas águas.
Segundo a Defesa Civil, já havia condições para que algumas famílias voltassem a suas casas, pois o rio Negrinho, que abastece a cidade, começou a baixar.
"Foi muita chuva em pouco tempo. Tivemos precipitações recordes em alguns pontos", informou Sidney Carlos Pacheco, diretor estadual da Defesa Civil.
Em Mafra (307 km da capital catarinense), o nível do rio Negro, que corta a cidade, está oito metros acima do normal. O município tem 253 pessoas acomodadas em ginásios municipais.
Os prejuízos mais graves foram causados na malha viária dos municípios. Em Arroio Trinta (região norte de Santa Catarina), 20 quilômetros de estradas e três pontilhões foram parcialmente destruídos com as chuvas.
"As defesas civis, principalmente do norte do Estado, estão em alerta porque pode chover amanhã (hoje) na cabeceira do rio Iguaçu, o que poderá gerar mais problemas", disse Pacheco.


Texto Anterior: Relatório aponta falha em usina nuclear
Próximo Texto: Ministro lança campanha sobre economia de energia elétrica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.