São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Infecção faz ES suspender lipoaspirações

Medida ocorre após 12 casos de suspeita de infecção por bactéria em cirurgias em clínicas do Estado

CÍNTIA ACAYABA
DA AGÊNCIA FOLHA

As cirurgias de lipoaspiração estão suspensas em todo o Espírito Santo devido a um caso de infecção por micobactéria.
A contaminação ocorreu no último dia 1º de maio, após uma lipoenxertia (injeção de gordura do próprio corpo para suavizar rugas ou sulcos) feita em clínica particular da região metropolitana de Vitória. Doze casos de infecção estão sob investigação no Estado.
A decisão, que inclui a suspensão de lipoenxertias, foi tomada anteontem durante reunião entre Secretaria da Saúde, Ministério Público Estadual, SBCP-ES (Sociedade Brasileira dos Cirurgiões Plásticos) e Sindicato de Serviços de Saúde do Espírito Santo.
As cirurgias plásticas só poderão ser retomadas nas clínicas após a compra de novos equipamentos e a apresentação de protocolo de esterilização do material até 30 de agosto.
No final de julho, a secretaria já havia suspendido os procedimentos em sete clínicas e hospitais da Grande Vitória. A ampliação da medida, segundo a secretaria, "é preventiva e visa garantir a saúde pública".
A bactéria identificada, segundo o governo, foi a Mycobacterium abscessus do grupo 1, associada a infecções pulmonares e do coração.
Depois da notificação da clínica onde houve a contaminação neste ano, a Secretaria da Saúde vistoriou 41 estabelecimentos que realizam cirurgias plásticas na Grande Vitória. Foram identificados resíduos não-determinados nas cânulas (instrumentos cirúrgicos utilizados em lipoaspirações) de nove locais, incluindo a primeira clínica.
Para o presidente da SBCP-ES, José Renato Harb, as clínicas e hospitais do Estado "são bem equipados" e trata-se de um "caso único e isolado".
De acordo com Harb, 7.500 cirurgias plásticas são feitas no Espírito Santo por ano -40% são lipoaspirações.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Micobactérias fizeram vítimas em 14 Estados

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.