São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Micobactérias fizeram vítimas em 14 Estados

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos últimos quatro anos, as micobactérias já fizeram mais de 2.000 vítimas em 14 Estados. Só neste ano foram notificados à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) 76 casos. Ao menos duas mortes estão sob investigação no Paraná.
Quase 90% das vítimas adquiriram a infecção em hospitais privados, após videocirurgias. Mas há também casos em cirurgias abertas, lipoaspirações, cirurgias oculares e endoscopias.
A Anvisa relaciona o problema principalmente à sujeira de equipamentos usados nas cirurgias, mas não existem estudos conclusivos sobre o assunto. Esse tipo de infecção pode demorar até dois anos para se manifestar, o que dificulta o acompanhamento dos casos.
O Ministério da Saúde fornece os remédios usados contra a infecção, mas mesmo assim há casos em que a terapia não deu certo e outros em que as vítimas correm risco de amputação de membros. (CLÁUDIA COLLUCCI)


Texto Anterior: Infecção faz ES suspender lipoaspirações
Próximo Texto: Educação
Cursos "inadequados" formam 1 em cada 4 médicos do país

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.