São Paulo, sexta-feira, 07 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caminhão com fósforos pega fogo e fecha marginal Tietê por 2 horas

Acidente causou congestionamento de 18 km na via, no sentido Castello Branco

COLABORAÇÃO PARA FOLHA

Um caminhão que transportava uma carga de caixas de fósforo pegou fogo ontem e interditou a via local da marginal Tietê na ponte da Freguesia do Ó (zona norte) por mais de duas horas. O incêndio começou às 6h50 e foi controlado por três equipes de bombeiros. O tráfego só foi liberado por volta das 9h. Não houve feridos.
O acidente causou congestionamento de 18 km na marginal, no sentido Castello Branco, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Das 6h às 12h, também foram registrados 38 acidentes, 55 veículos quebrados e uma manifestação. A série de incidentes provocou lentidão em diversos pontos da cidade. Às 11h, havia 95 km de vias congestionadas -anteontem, no mesmo horário, eram 56 km.
O motorista do caminhão, Edgar Macado, 30, que saiu de Curitibanos (SC) e seguia para Caicó (RN), foi alertado sobre o incêndio por passageiros de um ônibus quando passava pela ponte da Freguesia do Ó.
O fogo se alastrou tão rápido pela carga de 23 mil quilos de fósforos que ele diz só ter tido tempo para pular da cabine. "Não faço ideia do que aconteceu. "Puxo" fósforo a minha vida toda, nunca vi isso acontecer."
Após vistoria da CET, a empresa responsável pelo veículo e pela carga e o motorista foram autuados por descumprirem a legislação de transporte de produtos perigosos e terão de pagar multa em torno de R$ 4.500.
Pessoas que passavam pela área aproveitaram para saquear as caixas de fósforos que não haviam queimado.

Reflexos
Há dois mês, dois acidentes envolvendo o rompimento de tubulação de gás na marginal Tietê, também no sentido Castello Branco, causaram lentidão em vários pontos da cidade.
Jaime Waisman, professor de engenharia de transportes da USP, explica que problemas na marginal têm reflexos em grande parte de São Paulo, já que a via é um dos principais pontos de escoamento de cargas do país.
"A marginal concentra muitos veículos de carga de várias partes do país, é a "rodoviária do Mercosul". Estima-se que 700 mil veículos, entre carros, caminhões e ônibus, passem por ela diariamente", afirma.


Texto Anterior: Relógios de rua terão câmeras com 4 km de alcance
Próximo Texto: Paisagem e biquíni inspiram projetos de novo museu no RJ
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.