São Paulo, sexta, 7 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bomba de fabricação caseira é encontrada em ônibus no DF

WILLIAM FRANÇA
da Sucursal de Brasília

Uma bomba de fabricação caseira explodiu parcialmente ontem após ser descoberta e jogada fora de um ônibus da TCB, empresa de transporte urbano público do Distrito Federal. Não houve feridos.
A empresa passa por um processo de enxugamento de pessoal e de privatização de parte das linhas. O secretário dos Transportes do DF, Henrique Luduvice, disse à Folha que a colocação da bomba pode ter ligação com esse processo.
O ônibus prefixo 0873 deixou a garagem central da TCB por volta das 6h de ontem em direção à cidade-satélite do Paranoá (distante 35 km). Às 6h45, o veículo iniciaria a linha 101.2, que liga o Paranoá à rodoviária do Plano Piloto.
Cerca de um quilômetro antes do terminal do Paranoá, o cobrador Paulo Souza abriu a tampa do painel dianteiro para trocar a bandeira (placa que indica o itinerário) quando um pacote embrulhado com jornais caiu próximo ao motorista Geraldo Braga.
"Era pesado e fazia um barulho como tique-taque. Estacionei o ônibus no acostamento, abri a porta e lancei o pacote no mato. Aí ele explodiu", disse Braga à polícia. O motorista chamou, pelo celular, a Polícia Militar, que acionou em seguida a Polícia Federal.
Segundo peritos da PF, o artefato foi produzido com um relógio acoplado a pelo menos quatro fogos de artifício de baixo impacto.
Com um canhão de água, os peritos desativaram o artefato atirado pelo motorista do ônibus. Três fogos de artifício foram encontrados junto a um relógio.
Segundo a PF, um quarto fogo de artifício teria explodido quando o objeto atingiu o solo após ser lançado para fora do ônibus. Na avaliação dos peritos, o artefato poderia ter causado um acidente se tivesse explodido enquanto o motorista conduzia o ônibus.


Colaborou Abnor Gondim, da Sucursal de Brasília



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.