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São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2003

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RUMO AO VERÃO

Governo do Estado e prefeituras fazem investimentos para melhorar infra-estrutura turística da região

Litoral norte de SP tem pacote de obras

TATIANA UEMURA
DAS REGIONAIS

Reduto de reservas naturais e de condomínios de luxo, o litoral norte de São Paulo vai perder um pouco o estilo "selvagem" para receber obras de urbanização que atendam melhor a massa crescente de turistas na alta temporada e a população local.
O ciclo de revitalização mostrará resultados na próxima temporada de verão, quando são esperados cerca de 1 milhão de visitantes. O investimento em obras em vias de circulação e nas praias é de pelo menos R$ 16,6 milhões -R$ 1,5 milhão em São Sebastião, R$ 12,2 milhões em Ubatuba, R$ 1,2 milhão em Ilhabela e R$ 1,7 milhão em Caraguatatuba, segundo as prefeituras.
Isso sem contar as obras de recuperação das rodovias Rio-Santos (SP-55) e dos Tamoios (SP-99), a cargo do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), que somam R$ 172 milhões. Apesar de serem prioridade do governo do Estado, podem atrasar e dependem da arrecadação.
Em São Sebastião, a intenção é diminuir a quantidade de buracos, a lama e a poeira nos acessos aos bairros badalados de Barra do Una, Camburi, Maresias e Boiçucanga. Em Barra do Una, a pavimentação foi finalizada. Em Boiçucanga, deverá estar pronta no final deste ano. Está prevista a construção de dois portais em Boracéia e Canto do Mar em 2004.
O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), 58, negocia com o governo do Estado a inclusão de um trecho de 8,5 quilômetros da Rio-Santos, entre os bairros São Francisco e Topolândia, no cronograma do DER.
"São Sebastião é um caso "sui generis". Não temos nenhuma opção de estrada além da passagem pelo centro da cidade. Todo o tráfego da Rio-Santos também é pelo meio da cidade. Então não é nenhuma benesse", disse.
Já Ubatuba pretende melhorar a circulação em 57 ruas do centro e nas praias de Perequê-Açu/Barra Seca, Grande, Itaguá, Iperoig e Maranduba, além da ciclovia de dois quilômetros entre Perequê-Mirim e Saco da Ribeira. As obras estão em andamento.
A estrada do Rio Escuro-Monte Valério, que liga as rodovias Oswaldo Cruz (SP-125) e Rio-Santos, projeto considerado mais importante, segundo o secretário de Turismo do município, Sérgio Luiz Alves Carvalho, 43, promete desafogar o trânsito de quem vai em direção à praia Grande.
"Na alta temporada, para passar pela praia Grande, leva três horas. A estrada vai encurtar o espaço de tempo da área sul para a centro-norte", afirma. Com 12 quilômetros de extensão, falta ainda o asfaltamento de um trecho de 600 metros que passa dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, o que exige autorização ambiental.

Ilhabela e Caraguá
A fila da balsa em Ilhabela deverá causar menos dor de cabeça ao motorista na alta temporada: para desafogar o trânsito, a avenida Princesa Isabel foi alargada para receber fila dupla.
Em Caraguá, revitalizar as praias que sofriam com a degradação e o abandono foi o motivo que levou a prefeitura a eleger como prioridade Martim de Sá, Cocanha e Prainha.
A mais movimentada de Caraguá, a Martim de Sá, foi urbanizada pela primeira vez em 1985, segundo o secretário de Obras Públicas, João Alarcon, 41. Será a praia que receberá mais obras: ciclovia de 2,5 km, ampliação do calçadão e repavimentação da avenida. As vagas de estacionamento na orla serão removidas, e o sistema viário terá mão única no sentido centro-bairro.


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