São Paulo, segunda, 7 de setembro de 1998 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice EDUCAÇÃO Escola une disciplinas e cria bandeira para 7 de setembro
GILBERTO DIMENSTEIN do Conselho Editorial Num espaço coberto dentro da escola pública Ângelo Raphael Pellegrino em São Caetano do Sul (Grande São Paulo), meninos e meninas montam há duas semanas uma bandeira do Brasil, num projeto desenvolvido nas aulas de artes para a comemoração de hoje do Dia da Independência. A bandeira, feita de blocos de isopor, vai ser levada hoje às ruas no desfile comemorativo na cidade e é apenas um pedaço de um projeto. Em várias matérias, de história a português, o tema independência brasileira é discutido, de forma multidisciplinar. Esse tipo de programa faz dessa escola municipal motivo de disputa na cidade, onde a evasão é próxima de zero -há disputa por vagas. São dadas aulas não apenas de inglês, mas italiano. A Ângelo Pellegrino é das raras escolas públicas fundamentais que oferecem, além das aulas regulares, atividades extra-classe. Para lidar com a agressividade dos alunos, há aulas de judô. O professor é orientado, em casos especiais, a ministrar tai-chi-chuan, arte milenar chinesa, que tem efeitos relaxantes. Junto com o professor há uma psicóloga e uma nutricionista. Eles recebem orientação pedagógica e treino para professores de uma das melhores escolas privadas de São Paulo, a Escola da Vila. Ao completarem a oitava série do 1º grau, os alunos vão para uma escola pública coligada, chamada Alcino Leão, na mesma cidade. Ela é tida nacionalmente como uma escola-modelo. Eles dispõem de um laboratório de informática, coordenado por Paulo Garcia, um pesquisador da Escola do Futuro, da Universidade de São Paulo. Mesmo nas melhores escolas privadas é difícil encontrar um laboratório tão sofisticado, já que dispõe de uma intranet, que os habilita a uma veloz captação de dados da Internet. O computador é usado como parte de vários currículos, permitindo aos estudantes desenvolver projetos multidisciplinares. Um sinal de respeito às duas escolas, ambas mantidas pela prefeitura, com parcerias com empresas, é a ausência de pichação nos muros. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice |
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