São Paulo, sexta-feira, 07 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BARBARA GANCIA

São Francisco ilumina colunista

São Francisco foi o personagem central da minha semana. Comecei a sentir sua presença na segunda-feira, quando alguém perguntou minha opinião sobre a obra de transposição do rio que leva seu nome. Confesso que desde sempre ouço falar nesse assunto, mas nunca prestei atenção. Só fui me dar conta do tamanho da encrenca com a greve de fome do bispo Luiz Flávio Cappio.
Ainda não tenho uma opinião formada sobre o projeto, mas, pelo que pude depreender até aqui, a obra cheira a empulhação política. O "Velho Chico" teria de ser um Amazonas anabolizado para justificar o tamanho da obra. E algo me diz que seu único objetivo é servir para a exploração do agronegócio.
E é aí, no chamado agrobusiness, que São Francisco entra novamente na história. No dia 4 de outubro, onomástico do santo e Dia dos Animais, tive a imensa honra de ir para a Câmara Municipal receber, junto com outros jornalistas, ativistas e autoridades, um diploma oferecido por ONGs congregadas no Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal em reconhecimento à defesa da causa. Note que, na manhã do dia 4, fui pegar um livro numa estante e deixei cair uma imagem de São Francisco que estava na mesma prateleira, quebrando-lhe o braço. Eu deveria ter percebido o sinal...
Cheguei atrasada à Câmara e encontrei o auditório escuro para a exibição do documentário independente "A Carne É Fraca". Sentei ao lado do vereador ex-judoca Aurélio Miguel, com quem já bati boca por conta de sua defesa dos rodeios, mas que hoje respeito por ter posto em prática a grandeza olímpica que lhe é natural ao mudar de idéia e abraçar a causa da defesa dos animais.
O filme (que pode ser adquirido em DVD ou VHS pelo site www.institutoninarosa.org.br ou pelo tel. 11 3868-4273) relata a trajetória de um bife, do nascimento do animal até chegar ao prato. Parece assunto trivial, mas é fantasmagórico. Na parte em que centenas de pintinhos são jogados em tonéis e depois moídos vivos para virar ração de gado, não agüentei e tive de sair da sala para tomar ar. Quando voltei, já com as luzes acesas, percebi que, assim como eu, boa parte da platéia estava em lágrimas. Não sou muito boa com promessas, mas, naquele momento, jurei para São Francisco que não como mais carne vermelha, não coloco mais os pés no McDonald's e que meu presente de Natal para familiares e amigos neste ano será um só: o DVD de "A Carne É Fraca". Salve, salve São Francisco!

QUALQUER NOTA

Singular
O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, acha que o ex-prefeito Paulo Maluf "tem direito à prisão especial". Curioso. Tendo em vista o princípio básico de que todos são iguais perante a lei, o ministro desde sempre defendeu o fim da prisão especial para quem possui diploma universitário. Por que terá mudado de idéia neste caso específico?

Medo vence
Sinto cheiro de pólvora no ar. Mesmo que não tenha valor científico, a enquete do bate-papo que realizo às segundas-feiras no UOL apontou que mais de 70% dos internautas optarão pelo "não" no referendo.


E-mail - barbara@uol.com.br
www.uol.com.br/barbaragancia/


Texto Anterior: Repreensão é maior em bares
Próximo Texto: Qualidade das praias: Caraguatatuba tem seis praias impróprias para banho de mar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.