São Paulo, sábado, 07 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

[!] Foco

Capela construída na base do Cristo Redentor será aberta para casamentos

TALITA FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DO RIO

Casamentos e batizados poderão ser celebrados, a partir do ano que vem, na Capela Nossa Senhora Aparecida, que fica na base do Cristo Redentor. Quando completar 75 anos, no próximo dia 12, o monumento a Cristo vai ser nomeado santuário pelo arcebispo do Rio, dom Eusébio Oscar Scheid, o que possibilitará realizar cerimônias.
"Queremos que o Corcovado seja um local sagrado, um local de peregrinação, e não apenas um local para se ver as belezas do Rio", disse Scheid.
As celebrações devem ser autorizadas logo após as obras da capela, que começarão neste mês e devem terminar em janeiro. As marcações poderão ser feitas na arquidiocese. Não está há definido se serão permitidas festas.
O arcebispo afirmou também que já recebeu uma mensagem do papa Bento 16 em razão do aniversário do monumento em que diz que o Cristo "representa para o Rio de Janeiro bem mais do que uma simples atração turística e paisagística".
Scheid incitou os brasileiros a votar na imagem do Cristo na disputa que vai eleger as "sete novas maravilhas do mundo", promovida pela organização privada New 7 Wonders. Lançada em 2000, a campanha selecionou 21 monumentos históricos. O resultado será divulgado em julho do ano que vem.
Ao contrário do que muitos pensam, a estátua não foi feita por franceses nem é um presente da França. A idéia original, segundo o arcebispo, deve-se à princesa Isabel, que já queria construir uma imagem a Jesus no morro do Corcovado, poucos meses depois da Abolição, em maio de 1888.
No início dos anos 20, por iniciativa da de uma associação chamada Círculo Católico, foi proposto um projeto da construção do Cristo, inicialmente do Pão de Açúcar.
O projeto da estátua foi feito pelo brasileiro Heitor da Silva Costa. O francês Maximillien Paul Landowski fez apenas a execução em gesso do projeto e elaborou detalhes da face e das mãos.


Texto Anterior: Polícia: Suspeito de furtar obras da Mário de Andrade desaparece
Próximo Texto: PF prende ex-juiz e delegados acusados de vender sentenças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.