São Paulo, sexta-feira, 07 de outubro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cetesb dá aval e Center Norte reabre portas

Agência ambiental do Estado descarta risco de explosão e diz que sistema de exaustão recém-instalado é eficiente

Prefeito de São Paulo e pré-candidato do PSDB fazem 'vistoria' junto com técnicos antes de anúncio de liberação

Ale Vianna/News Free
Gilberto Kassab e o secretário estadual Bruno Covas logo após a medição de concentração de gás metano no shopping

EVANDRO SPINELLI
JOSÉ BENEDITO DA SILVA

DE SÃO PAULO

A Cetesb (agência ambiental paulista) divulgou ontem um novo parecer em que descarta o risco de explosões no Center Norte. Com isso, o shopping vai reabrir suas portas hoje, a partir das 10h.
O centro de compras da zona norte, por onde circulam cerca de 100 mil pessoas por dia, havia sido fechado na quarta-feira pela prefeitura por causa de pareceres anteriores da Cetesb que alertavam para o risco de explosão por causa da concentração de gás metano em seu interior.
No período entre a interdição e o novo parecer da agência ambiental, o shopping inaugurou um sistema mais potente de drenagem do gás.
Técnicos da Cetesb vistoriaram o novo sistema de drenagem e atestaram que ele é eficiente. Pré-candidato à prefeitura, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Bruno Covas (PSDB), entregou o laudo ao prefeito Gilberto Kassab (PSD), em visita que fizeram ao local na tarde de ontem. Ao lado de técnicos, a dupla caminhou pelo shopping cercada de jornalistas.
A Cetesb também suspendeu a multa diária de R$ 17.450 ao shopping. Ela vinha sendo aplicada desde o dia 20 de setembro, quando o risco de explosão foi divulgado pela agência ambiental.
Desde então, o shopping vinha apresentando planos para mitigar a situação. Todos vinham sendo considerados insuficientes pela Cetesb. Agora, a agência afirma que, com a instalação do sistema emergencial de drenagem, o centro de compras cumpriu as exigências feitas quando a multa foi aplicada.
Mas isso ainda não é o fim do problema. O shopping e a prefeitura têm 120 dias para entregar à Cetesb uma investigação completa da situação de contaminação do enorme terreno onde estão instalados também o Carrefour, o Lar Center, um Cingapura (empreendimento de habitação popular), o Iprem (instituto municipal de previdência) e a sede da Defesa Civil.

ORGÂNICO
Todas essas construções foram feitas sobre um antigo lixão, aterrado a partir de 1975. A matéria orgânica em decomposição do subsolo é a responsável pela produção do gás metano, potencialmente explosivo.
Segundo técnicos da Cetesb, o gás sobe à superfície por meio de rachaduras nas construções e até pelo sistema elétrico dos edifícios. Desde 2004, a Cetesb investiga a contaminação do local e o Center Norte é notificado a tomar providências. A primeira multa ocorreu em 2009.
Mas foi apenas no mês passado que o shopping entrou na relação de áreas contaminadas críticas do Estado.


Próximo Texto: Vizinho, Cingapura ganhará drenos de gás
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.