São Paulo, sexta-feira, 07 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fábrica do Toddynho é autuada após falha

PepsiCo, que envasou produto de limpeza em caixas do achocolatado, pode ter de pagar multa de R$ 175 mil

Ainda cabe recurso da autuação; empresa diz que 80 unidades do produto tinham detergente dentro

CRISTINA MORENO DE CASTRO
DE SÃO PAULO

A PepsiCo, fabricante do Toddynho, foi autuada ontem pela Vigilância Sanitária do Estado de SP na fábrica de Guarulhos (Grande SP). O valor da multa pode chegar a R$ 175 mil e só será estipulado após se esgotarem as possibilidades de recursos por parte da empresa. A PepsiCo disse que não se manifestaria sobre a autuação porque não havia sido notificada ontem.
Uma falha na linha de produção fez com que unidades do Toddynho fossem vendidas com produtos de limpeza em vez de achocolatado. Até ontem, havia subido para 37 o número de pessoas que relataram ter ingerido Toddynho com conteúdo comprometido no Rio Grande do Sul -em 14 cidades.
A maioria dos consumidores relata ter tido queimadura e feridas na boca, cólicas e náuseas.

'FALHA PONTUAL'
A equipe de fiscalização disse que "houve falha pontual que envolveu um equipamento de esterilização da fábrica". Esse equipamento é o que fica entre o tanque que guarda o Toddynho e as máquinas de envasamento.
A Folha mostrou ontem que uma das falhas no processo de produção foi em um dispositivo que faz com que o envase seja interrompido quando os tanques estão sendo lavados.
A PepsiCo admite que 80 embalagens foram distribuídas com detergente. Segundo os fiscais, não houve necessidade de interdição da fábrica ou de equipamentos, porque a própria PepsiCo já havia tomado medidas necessárias.
A Folha procurou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas o órgão não respondeu até o fechamento desta edição.


Texto Anterior: Foco: Neste ano, Yom Kipur terá megabalada na Villa Daslu
Próximo Texto: RS envia resultado de análises para a Anvisa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.