São Paulo, segunda-feira, 07 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

OSMAR BARBOSA (1928-2011)

Padre Osmar, o milagreiro que previa o futuro

EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

A fama de milagreiro do padre Osmar Barbosa correu o Vale do Paraíba.
Desde as 3h da manhã, dezenas de carros começavam a estacionar em frente à casa do padre, no centro de Lagoinha. Dizem que ele também previa o futuro.
Mesmo com problemas de saúde -uma diabetes o obrigou a amputar alguns dedos dos pés anos atrás-, atendia a todos, principalmente os mais necessitados, que o procuravam para pedir conselhos e ajuda para problemas variados -de brigas de casal a doenças e vício em drogas.
"Eu acredito que ele resolvia tudo isso. Ou não viria tanta gente de longe todo dia", diz José Antonio do Nascimento, sogro do prefeito Sérgio Maneco, vizinho e amigo do padre há 40 anos. Já a história de prever o futuro tirava o padre do sério.
Uma de suas "previsões" teria sido a enchente que arrasou a vizinha São Luiz do Paraitinga em 2010.
Em uma de suas missas, o padre teria dito que o Carnaval de Paraitinga estava fazendo muita bagunça nas ruas e desrespeitando a igreja e que isso poderia atrair nuvens negras para a cidade. Foi o suficiente para o pessoal sair falando que ele tinha previsto a tragédia.
"O pessoal distorce muito as coisas. Ele negou tudo. Mas padre, mesmo que tenha o dom de fazer previsão, nega mesmo", diz o amigo.
Vítima de um aneurisma, estava internado desde o início de outubro em Taubaté. Morreu no sábado, aos 83.
Ele será enterrado hoje às 10h na mesma igreja Matriz de Lagoinha onde centenas se reuniam todas as semanas para ouvir seus sermões.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Alunos têm até as 23h para sair de reitoria
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.