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Problemas começaram na segunda-feira
LEILA SUWWAN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Além das duas perdas
completas de comunicação anteontem de manhã,
controladores de Brasília
relatam que os problemas
(chiados, ecos, apitos, intermitência, "linha cruzada") começaram na segunda e só acabaram ontem,
quando teria sido resolvido o problema no sistema
que gerencia as freqüências para falar com pilotos.
Já com a paralisação do
espaço aéreo, o centro de
controle de Brasília recebeu pelo menos dez oficiais e vários técnicos na
tarde de terça para revisar
todo o sistema. Um dos fatores que mais preocupou
os profissionais foi a "instabilidade" do equipamento. Isto é, as telas modificavam automaticamente as freqüências.
Quando a freqüência era
oferecida, a qualidade era
péssima, e os pilotos não
entendiam as instruções.
Já o problema de interferência fez com que a fala
de um controlador vazasse
para outros consoles.
Os problemas atingiram
os controles de aproximação e de área -que monitoram o vôo nas proximidades dos aeroportos e depois já em suas aerovias.
Todos os controladores
ouvidos disseram que essa
pane é muito perigosa,
mais ainda que falhas em
radar. Citam que os oficiais presentes na sala deram apoio aos controladores na decisão de parar e
acionar o "plano de degradação", no qual decolagens são suspensas e vôos
aterrissados no local mais
próximo. Um major teria
quase chorado com pressões de superiores que não
estavam presentes, contrários à paralisação.
Ontem, o problema teria acabado, restando administrar os efeitos dos
atrasos e cancelamentos.
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