São Paulo, quarta-feira, 08 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

SEM ASSISTÊNCIA

"Leite mais barato, só se for fraudado", afirma associação de produtores
A tentativa da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de fazer uma concorrência emergencial para garantir a continuidade do programa Viva Leite -que atende 719,8 mil famílias paulistas e está suspenso desde o início do ano por causa dos altos preços cobrados na licitação pelas empresas fornecedoras- pode esbarrar na dificuldade de baratear o produto.
Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite, Jorge Rubez, é impossível adotar um preço abaixo do teto estabelecido pela secretaria (R$ 0,93 por litro) porque cada litro de leite não sai por menos de R$ 0,50 para o produtor e ele ainda tem de providenciar a embalagem, o transporte e o tratamento do alimento.
"Só consegue preço menor se for na lua. Só compra mais barato se for leite fraudado", disse. Segundo Rubez, desde o ano passado os produtores vinham pedindo, sem sucesso, um reajuste. "Disseram que licitação era licitação, e não podiam alterar o valor. Agora as regras mudaram: as empresas venceram a licitação, e ela foi suspensa."
O secretário da Agricultura, Antônio Duarte Nogueira Júnior, admitiu que os preços em 2002 estavam baixos, mas insistiu que não pode pagar mais do que a licitação prevê. Ele disse que espera retomar o fornecimento em dez dias e que o preço vai ter de cair. "O programa tem um cunho social importante."
Enquanto a situação não se resolve, só na capital paulista 253,5 mil pessoas (entre crianças e idosos) deixam de receber 15 litros de leite por mês, uma ajuda que, segundo as entidades que distribuem o produto, fará falta.
"Em 90% das 450 famílias favorecidas no bairro, todos estão desempregados", diz Maria do Carmo Fernandes Riciati, tesoureira de uma associação de moradores na zona sul. (DA REPORTAGEM LOCAL E DAS REGIONAIS)


Texto Anterior: Depois de 39 anos, UNE sai da oposição
Próximo Texto: Narcotráfico: Corregedor propõe abertura de processo contra o deputado Pinheiro Landim
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.