São Paulo, quarta-feira, 08 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NARCOTRÁFICO

Corregedor propõe abertura de processo contra o deputado Pinheiro Landim
O corregedor da Câmara dos Deputados, Barbosa Neto (PMDB-GO), decidiu propor abertura de processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Pinheiro Landim (sem partido-CE), ""pela extrema gravidade" do seu suposto elo com esquema de proteção a uma quadrilha de traficantes de drogas, apontado por investigação da Polícia Federal.
""Esse é o caso mais grave das últimas décadas na Câmara. O suposto envolvimento de um parlamentar num esquema de tráfico internacional deixa a imagem do Brasil sob observação de outros países. É um caso que envolve um dinheiro extraordinário e exige da Corregedoria e da Câmara um aprofundamento total da investigação", disse Barbosa Neto.
Alegando falta de acesso ao inquérito, Landim enviou ontem ao corregedor ofício desmarcando o depoimento que prestaria hoje. No entanto, Barbosa Neto disse esperar que o colega apareça ainda hoje, quando termina o prazo do seu direito de defesa.
Segundo o advogado Vinícius Alex, que levou o ofício de Landim a Barbosa Neto, o cearense tem interesse em prestar esclarecimentos, mas gostaria de ter acesso ao inquérito. O corregedor explicou que não poderia ceder a documentação, porque a investigação está sob segredo de Justiça.
Com ou sem o depoimento de Pinheiro Landim, Barbosa Neto quer apresentar até a próxima semana seu relatório à Mesa Diretora, a quem cabe arquivar ou enviar o caso ao Conselho de Ética para abertura de processo, que pode resultar na cassação de seu mandato.
Landim deixou o PMDB depois de o seu nome surgir como envolvido no esquema, mas foi reeleito em outubro e assumirá novo mandato em 1º de fevereiro, se até lá não houver decisão da Câmara.
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Panorâmica - Sem assistência: "Leite mais barato, só se for fraudado", afirma associação de produtores
Próximo Texto: Vestibular: Fuvest "camufla' questões de geografia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.