São Paulo, quinta-feira, 08 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Site dos EUA liga terrorismo a grupos no Brasil

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um site do governo dos EUA voltado para cidadãos norte-americanos que pretendem viajar para o exterior afirma que, na tríplice fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai, há pessoas que financiam grupos terroristas internacionais.
"Essas organizações estão envolvidas no tráfico de produtos ilegais, e alguns indivíduos na área apoiam financeiramente organizações terroristas internacionais", afirma a página na internet do Departamento de Estado dedicada a informar potenciais turistas dos EUA sobre o Brasil (www.travel.state.gov/brazil.html).
Atualizado recentemente, o site inclui um aviso sobre o sistema de recolhimento de impressão digital de turistas dos EUA no Brasil. "Cidadãos norte-americanos podem esperar longos atrasos, de até várias horas."
O texto também descreve o alto índice de violência do país. "Ocasionalmente, crimes contra turistas são violentos e acabam em morte", alerta o site.
O Departamento de Estado também alerta sobre pessoas que oferecem ajuda e acabam roubando o turista. Outro conselho é manter-se afastado de manifestações de rua, que "têm o potencial de se tornarem violentos".
Há ainda uma seção que descreve a condição das estradas e do trânsito. Segundo o site, a pouca habilidade dos motoristas, o estado de conservação das estradas e o alto número de caminhões faz com que dirigir no Brasil seja mais perigoso do que nos EUA. (ANDRÉ SOLIANI)


Texto Anterior: Em Miami, brasileiro fica 85 minutos na fila
Próximo Texto: Saída do porto do Rio leva 3 horas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.