São Paulo, terça-feira, 08 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

51% das universidades estaduais adotam ações afirmativas

Das federais, 42% dão, por meio de cotas ou de bonificação no vestibular, vantagens a alunos negros, pobres ou de escola pública

O critério mais utilizado pelas instituições é o da autodeclaração, ou seja, a cor da pele ou etnia é definida pelo próprio aluno

ANTÔNIO GOIS
DA SUCURSAL DO RIO

Mais da metade das universidades estaduais e 42% das federais adotam algum tipo de ação afirmativa no Brasil.
Um levantamento feito pelo Laboratório de Políticas Públicas da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) mostra que 51 instituições públicas oferecem, por meio de cotas ou de bonificação no vestibular, vantagens a alunos negros, pobres, de escola pública, deficientes ou indígenas.
Das 51 instituições, 18 são universidades estaduais. Elas representam 51% do total de 35 mantidas por Estados no Brasil. Das 53 universidades federais, 22 têm ações afirmativas.
Além de universidades (instituições com mais autonomia e exigência de investimento em pesquisa), há também na lista faculdades, centros universitários e Cefets.
O Mapa das Ações Afirmativas mostra ainda que as cotas -onde determinado percentual de vagas é reservado a um grupo- são a ação mais comum. Só sete instituições públicas adotam o sistema de bonificação -em que um candidato recebe pontos adicionais em relação aos demais, sem percentual de vagas preestabelecidas.
No caso dos negros (somatório dos autodeclarados pretos e pardos), 33 instituições têm políticas voltadas para eles e 18, não. O critério mais utilizado é o da autodeclaração, ou seja, a cor da pele ou etnia é definida pelo próprio estudante.
Para o autor do levantamento, Renato Ferreira, é preocupante o fato de muitas instituições não adotarem o critério racial. Militante do movimento negro, ele diz que apenas o critério social -beneficiando só alunos carentes ou de escolas públicas sem fazer distinção de raça ou cor- pode não ser suficiente para os negros.
"O sistema de cotas no Brasil foi criado principalmente para a inclusão do negro nas universidades e acabou beneficiando também outras minorias. O número de instituições que não utilizam corte racial, no entanto, cresceu. É um retrocesso. Estão flexibilizando o sistema e excluindo os negros."
A antropóloga da UFRJ Yvonne Maggie, contrária a políticas como as de cotas, discorda e diz que as cotas sociais são apenas um paliativo menos pernicioso do que as raciais, mas são igualmente injustas.
"Para tornar o sistema mais justo, é imprescindível que se melhore a educação oferecida aos mais pobres, sendo eles negros, brancos, indígenas ou orientais. O sistema de cotas é só um atalho que não nos levará a romper com nossa estrutura altamente iníqua."
Para ela, não é correto falar em grupos excluídos das universidades. "É uma falsa questão. O Brasil é um país injusto para todos os pobres e não construiu políticas voltadas para excluir grupos específicos. Os orientais, por exemplo, têm melhor desempenho e não podemos dizer que haja aí discriminação contra brancos."
A antropóloga diz ainda que o mapa da Uerj mostra que não há consenso sobre a adoção da política pública com base na cor da pele. Prova disso, em sua opinião, é que poucas universidades adotam apenas o critério racial sem associarem também a algum critério de renda.
Ferreira, porém, defende que as instituições que não adotam critério racial ao menos façam um acompanhamento para verificar se está aumentando a proporção de negros.
"O argumento mais comum de quem resiste às cotas para negros é que, ao beneficiarem alunos das escolas públicas, eles já estarão, indiretamente, incluindo essa população. Dessa maneira, no entanto, entram apenas alunos das melhores escolas públicas, onde o acesso dos negros é menor".
Em 2006, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE, 30,4% dos estudantes do ensino superior se declararam pretos ou pardos. É um percentual menor do que os 49,5% no total da população, mas que vem crescendo ininterruptamente desde 1998, quando representavam somente 17,6% dos alunos no ensino superior.


Texto Anterior: Paulo Bravos, o "aventureiro" das fotos
Próximo Texto: São Paulo: Projeto prevê 50% das vagas à rede pública
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.