São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

Fuga ocorreu às 22h50 de anteontem em Santana, zona norte de SP; carcereiro é suspeito de ter facilitado a ação

19 fogem de delegacia de combate ao crime organizado

DO "AGORA"

Às 22h50 de anteontem, 19 presos escaparam da carceragem do Deic (Departamento de Investigação sobre o Crime Organizado). Eles abriram o cadeado da cela com a chave, pularam um portão de entrada de veículos e ganharam a avenida Zaki Narchi, em Santana, na zona norte de São Paulo. Um carcereiro foi preso por facilitação de fuga.
Dos fugitivos, apenas um foi recapturado, logo após escapar, ainda nas imediações. A polícia admite que a chave do cadeado teria chegado à cela, mas não informa detalhes de como isso ocorreu.
Segundo o diretor do departamento, Godofredo Bittencourt, não há como adiantar tais informações pois a ação ainda será apurada. O carcereiro Nilson Paulo de Souza foi o único policial que estava na equipe de plantão autuado em flagrante.
"Foi instaurado um inquérito que vai apurar até onde vai a responsabilidade dele [do carcereiro] nessa fuga. Ele foi autuado por um crime doloso [com intenção]. Tudo indica que ele facilitou a fuga", diz o diretor.
O inquérito mencionado por Bittencourt foi instaurado na Corregedoria da Polícia Civil, que irá investigar se houve outros policiais envolvidos na ação.
Os fugitivos do Deic são todos criminosos em trânsito para interrogatório ou presos em flagrante apresentados ao departamento, que aguardavam vaga no sistema prisional.
Entre os presos, estava o traficante Adilson Ricardo Rodrigues, 35 anos, conhecido como Borjão. Ele havia sido detido na tarde da última quinta-feira, na zona leste da capital, com cerca de 100 kg de pasta de cocaína.
Os nomes dos demais fugitivos não foram divulgados.



Texto Anterior: Gilberto Dimenstein: A luz no fim do túnel é uma chama de gás?
Próximo Texto: São Sebastião: Cadastro de operário tenta conter migração
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.