São Paulo, terça-feira, 08 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo confirma que falha de proteção causou blecaute

Desde sexta, já se suspeitava que apagão em 7 Estados do NE teve essa causa

Ministério afirma que manutenção estava em dia; blecaute afetou cerca de 40 milhões de pessoas em sete Estados

DE BRASÍLIA

O governo confirmou ontem a suspeita inicial de que a causa do apagão da última sexta-feira, que deixou grande parte do Nordeste às escuras, foi uma falha no cartão de proteção da subestação de Luiz Gonzaga, que fica entre Pernambuco e Bahia.
Resta ainda a dúvida sobre o que motivou a falha. O equipamento foi desligado, emitindo sinal equivocado de que o sistema estava sob ameaça, o que provocou o desligamento de uma linha.
Posteriormente, várias linhas de transmissão foram desligadas em cadeia.
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse que a manutenção do cartão de proteção estava "rigorosamente em dia".
A última manutenção, obrigatória a cada quatro anos, aconteceu em outubro do ano passado.
Zimmermann também rechaçou defasagem do equipamento. Segundo ele, cada empresa tem seu plano de manutenção, e que toda empresa "busca estar em dia".
O secretário-executivo afirmou que a investigação tem que ser conduzida, e que técnicos do ministério foram enviados a Luiz Gonzaga.
Sobre possíveis multas, ele não quis comentar, afirmando que trata-se de atribuição da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O apagão da última sexta foi o maior registrado no Nordeste. Atingiu cerca de 40 milhões de pessoas em sete Estados, além de algumas cidades isoladas do Piauí.
O incidente durou aproximadamente cinco horas, sendo Salvador e Recife as capitais mais afetadas.
Ontem, deputados tucanos apresentaram um requerimento no qual pedem esclarecimentos sobre o apagão ao ministro Edison Lobão (Minas e Energia).
Os deputados prometeram ainda pedir investigação do Ministério Público, além de auditoria no TCU (Tribunal de Contas da União) e Aneel.


Texto Anterior: Moradores pedem destombamento de imóveis da cidade
Próximo Texto: Falta vacinar 608 mil bebês contra meningite C
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.