São Paulo, terça-feira, 08 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Falha em subestação provocou apagão no Nordeste, diz governo

Cartão de proteção foi desligado, mas ainda não se sabe o que causou esse problema

DE BRASÍLIA

O governo concluiu que a causa do apagão da última sexta-feira, que deixou grande parte do Nordeste às escuras, foi uma falha no cartão de proteção da subestação de Luiz Gonzaga, entre Pernambuco e Bahia.
Resta ainda a dúvida sobre o que motivou a falha do equipamento. O cartão eletrônico foi desligado, emitindo sinal equivocado de que o sistema estava sob ameaça, o que provocou o desligamento de uma linha. Em seguida, várias linhas de transmissão foram desligadas em cadeia.
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou ontem que a manutenção do cartão estava "rigorosamente em dia". A última manutenção, obrigatória a cada quatro anos, aconteceu em outubro passado.
Ele também rechaçou defasagem do equipamento. Técnicos do ministério foram enviados a Luiz Gonzaga.
Sobre possíveis multas, Zimmermann não quis comentar, pois diz ser atribuição da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).


Texto Anterior: Outro lado: Porto alega que não é obrigada a bancar remédio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.