São Paulo, sábado, 08 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Medida fez aumentar estoques

Em Santos, doar sangue isenta taxa em concurso

MARIANA CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Se não fosse pela lei complementar 412/00, que prevê isenção da taxa de inscrição para doadores de sangue, o agente de zoonoses Wagner Normandia Rosa, 36, não tentaria uma das 1.194 vagas abertas em concurso da Prefeitura de Santos.
"Sou doador de sangue desde 1989. Quando fiquei sabendo que estaria isento [da taxa de inscrição] se doasse sangue mais uma vez, resolvi me inscrever no concurso", afirmou Rosa ontem. Ele já é funcionário público, mas tentará melhorar o cargo.
O concurso garante isenção para quem comprovar pelo menos duas doações a bancos de sangue da cidade nos últimos 12 meses.
A chefe do banco de sangue da Santa Casa de Santos, Delci Gomes, afirmou que a quantidade de doadores aumentou muito nos últimos dias devido à divulgação do benefício. Normalmente, disse ela, 65 pessoas em média doam sangue por dia na Santa Casa. Ontem à tarde, esse número já havia passado de 120. "Tivemos de reforçar o número de lanches que distribuímos aos doadores, o material de coleta e o número de funcionários trabalhando", contou.
Segundo ela, algumas pessoas perguntaram sobre a possibilidade de fazer duas doações na mesma semana para não pagar a taxa. O procedimento não é permitido, já que há um intervalo -três meses para mulheres e dois meses para homens- que precisa ser naturalmente cumprido entre uma doação e outra.
Gomes afirmou que o banco de sangue da Santa Casa está completo. A média normal é de 850 bolsas. Atualmente, o estoque tem aproximadamente 1.200.
No banco de sangue do hospital Ana Costa, a biomédica Nara Simone Ferreira de Jesus afirmou que houve um aumento de mais de 50% nas doações. "Se não fosse por isso, nosso estoque estaria no limite", afirmou.
As inscrições para o concurso começaram no dia 22 e vão até o dia 11. A taxa é de R$ 28 a R$ 48, dependendo do cargo escolhido. Até a terça-feira, havia mais de 12 mil inscritos, dos quais um terço (4.362) era de pessoas isentas.
Além de doadores, estão isentos da taxa desempregados e trabalhadores com renda mensal inferior a dois salários mínimos.


Texto Anterior: Cidade de Deus: Munição de canhão é achada em favela
Próximo Texto: Em SP, doações em hemocentros registram queda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.